Saúde

4º Congresso Internacional dos Hospitais

«Envelhecimento e Saúde: Desafios Em Tempos De Mudança» é o tema central do 4º Congresso Internacional dos Hospitais, organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH), nos próximos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2012, no Auditório do Edifício Tomé Pires, no Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento (INFARMED), Parque de Saúde de Lisboa – Avenida do Brasil, 53.

Segundo Ana Escoval, presidente da APDH, o 4º Congresso Internacional dos Hospitais «vai dar particular enfoque à necessidade de analisar as mudanças que têm ocorrido ao nível do Sistema Nacional de Saúde, face ao atual momento de crise económica, centrando-se no envelhecimento da população, dos doentes e dos profissionais e respectivo impacto nos serviços de saúde e restantes sectores».

No pré-congresso, dia 7, será realizada a 6ª Edição do Prémio de Boas Práticas e serão ministrados cursos nas áreas da negociação, comunicação, liderança, mediação em saude e gestão integrada da doença. Haverá, ainda, lugar à realização de Seminários satélite e um Workshop subordinado ao tema “Que respostas ao Fenómeno do Envelhecimento Humano nos Cuidados de Saúde”. O dia termina com uma visita à Exposição de Fotografia e Vídeo subordinada ao tema “Hospital”, a decorrer no Panóptico do Hospital Miguel Bombarda.

A Sessão de Abertura, no dia 8, contará com a presença de Manuel Teixeira (Secretário de Estado do Ministério da Saúde); Francisco George (Diretor Geral da Saúde); Sara Pupato-Ferrarri (Vice-Presidente da HOPE) e Carlos Pereira Alves (Membro do Governing Council do IHF), seguindo-se a Conferência de Abertura “Crise e Saúde – Os desafios da Atualidade”, presidida por Maria de Belém Roseira (Deputada da Assembleia da República) e tendo como orador Constantino Sakellarides (Presidente da Fundação para a Saúde/SNS).

No decorrer do 4º Congresso Internacional dos Hospitais, diversos profissionais do sector da saúde, nacionais e internacionais, darão valiosos contributos nas sessões subordinadas aos temas:

  • Sustentabilidade na Saúde em Tempos de Mudança
  • Profissionais na Saúde: Refletir para além dos números
  • Da Integração dos cuidados à Intervenção Comunitária: O papel do Hospital na comunidade
  • Qualidade e Segurança do doente: Novas práticas, novos conhecimentos
  • Referenciação e Mobilidade dos doentes: Desafios Futuros
  • (Re)Criando a cultura para a Inovação em Saúde: Experiências inovadoras e custo-efetivas
  • Reposicionamento do Hospital no contexto da saúde

 

No dia 9, em encerramento, será efetuada a Entrega dos Prémios de Boas Práticas em Saúde e do Poster científico do 4º Congresso Internacional dos Hospitais.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *