Economia, Mercado

Um terço das exportações portuguesas enche EXPONOR durante quatro dias

Quando o País não tiver um setor de máquinas-ferramenta deixará de existir aquilo que, verdadeiramente, pode ser considerada a tecnologia portuguesa. A sentença, que o empresariado industrial luso e os estudiosos (de campo) da importância deste segmento na economia nacional repetem há longa data, ganhou uma especial relevância desde que a atual crise guindou o comportamento das exportações portuguesas a tábua de salvação.

A EMAF – Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria, cuja 14.ª edição decorrerá na EXPONOR de 21 a 24 de novembro, é a montra privilegiada desta atividade económica e nela marcam presença muitas das empresas – fabricantes e exportadoras – de referência nacional, a dar cartas lá fora, nos respetivos nichos.

Adira, Amob – Máquinas Ferramentas, Costa & Garcia – Equipamentos Industriais, Motofil – Robotics, Rico – Tomás Castro Silva, SEW – Eurodrive Portugal, Mecânica Exacta, Wegeuro – Indústria Elétrica, Forjaço – Aço Forjado e A Eléctrica são apenas alguns exemplos de um global de cerca de 250 empresas expositoras diretas, que se distribuirão por cinco pavilhões da Feira Internacional do Porto.

Mas a fabricação de máquinas-ferramenta é somente uma parte de um setor muito heterogéneo e multidisciplinar, e que este ano conhece ainda uma maior abrangência, com a simultaneidade e integração no encontro da FIMAP – Feira Internacional de Máquinas para Trabalhar Madeira (17.ª edição) e o FERRÁLIA – Salão de Acessórios e Equipamentos para a Indústria da Madeira (12.ª edição).

Bem vistas as coisas, o recinto de feiras da EXPONOR, em Leça da Palmeira (Matosinhos), agrupará durante quatro dias ramos de atividades representativas de praticamente um terço das exportações nacionais na atualidade, as quais alimentam perto de meio milhão de postos de trabalho e possuem uma capacidade exportadora de quase 13,5 mil milhões de euros.

Só o setor metalúrgico e metalomecânico representará no final deste ano, segundo o recente estudo da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP) – que colabora com a EXPONOR na realização do certame -, cerca de 26 mil milhões de euros de faturação na economia portuguesa. Metade da produção refere-se a exportações (34% de toda a industria transformadora). Ou seja, falamos de uma atividade responsável por um Valor Acrescentado Bruto em torno dos 6,1 mil milhões de euros e 218 mil empregos (28% da indústria transformadora).

A esta realidade deve acrescentar-se a da fileira da madeira (representada na FIMAP): alimentava – até há bem pouco tempo – cerca de 260 mil postos de trabalho diretos e indiretos (cinco por cento do emprego industrial) e era protagonista de mais de 10 por cento das exportações nacionais (1.100 milhões de euros).

 

Nove empresas e 24 soluções procuram

distinguir-se pela inovação

São nove as empresas e 24 as soluções tecnológicas para a indústria em competição no 6.º Concurso de Inovação, que, sob dinamização da revista técnico-científica «Robótica», distinguirá durante a EMAF/FIMAP, os merecedores do Prémio Leonardo da Vinci (Inovação Nacional) e do Prémio Nicola Tesla (Inovação Internacional).

A iniciativa honra as empresas e os projetos que nos últimos dois anos se notabilizaram no desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras, incorporadas – ou a incorporar – no processo produtivo industrial.

A edição deste ano tem em apreciação candidaturas da Adira, da Coniex – Produtos Químicos e Máquinas, da SEW – Eurodrive Portugal, da Vimétrica – Soluções de Visão Artificial, da Acoeste (com produtos da Sibol SLU, da Evacuaid, da Strops, da GT Line, da Froment e da Rennsteig), da Ega Master, da EPL – Soluções Industriais, da Solien – Soluções Integradas de Engenharia e da Bresimar Automação.

Algumas empresas apresentaram mais do que um projeto aos dois galardões em disputa, o que fez subir o total de candidatos a duas dúzias (listagem completa em anexo, no final deste comunicado).

 

Brasil em alta no programa de captação

de visitantes internacionais

A organização da EMAF/FIMAP espera receber a visita algumas centenas de compradores e/ou decisores internacionais, sendo que a maior comitiva de visitantes profissionais deverá vir do Brasil. Para já, a equipa de trabalho da EXPONOR conseguiu a confirmação de presença de cerca de 30 representantes de conceituadas empresas brasileiras, através do programa “International Hosted Buyers” da Feira Internacional do Porto.

A feira não se esgota nas componentes expositiva e de negócio. É também um fórum de debate, e, no Centro de Congressos da EXPONOR, acolhe várias manifestações complementares, que promove o conhecimento e a troca de experiências em vários nichos de atividade (ver programa de atividades paralelas no final deste comunicado).

Exemplo disso é o Fórum Produtech – Pólo das Tecnologias de Produção, que, no dia 21, das nove às 18 horas, debaterá as últimas sobre o setor. O PRODUTECH, recorde-se, é uma rede articulada de fornecedores de tecnologias de produção capaz de responder aos desafios de competitividade e sustentabilidade da indústria transformadora. Tem por missão promover o desenvolvimento sustentável e a internacionalização da fileira (fabricantes de máquinas, equipamentos e sistemas, integradores de sistemas, empresas de desenvolvimento de aplicações informáticas, empresas de engenharia e consultoria industrial, entre outros), em estreita colaboração com os principais sectores da indústria transformadora portuguesa e com o sistema científico e tecnológico.

De 2002 até  2010, a EMAF, a FIMAP e o FERRÁLIA (bienais) expuseram as novidades de 5.454 empresas expositoras e receberam 349.837 visitas de profissionais dos sectores representados.

Atividades Paralelas:

6.º Concurso de Inovação

Empresas e tecnologias candidatas:

Adira: quinadora de tecnologia híbrida Greenbender;

Coniex – Produtos Químicos e Máquinas: equipamento de decapagem química de pinturas por ultrassons;

SEW – Eurodrive Portugal: sistema otimizado de controlo de acionamentos descentralizados Movipro;

Vimétrica – Soluções de Visão Artificial: iluminador de visão artificial, máquina dupla de inspeção dimensional de peças torneadas, máquina de calibração de provetas e balões;

Acoeste: máscara Fit Mask 87 de proteção buco-nasal para filtragem de partículas e contaminantes (da Sibol SLU), sistema de ativação de ajuda e evacuação integrada por bracelete no pulso (da Evacuaid), diferencial com dinamómetro (da Strops), Trolley GT 5326 para transporte de ferramentas e equipamentos em situações adversas (da GT Line), sistema de corda Cameleon para trabalhos e posicionamentos em atividades de suspensão (da Froment) e alicate multifunções (da Rennsteig) para a indústria de instalação de energia solar;

Ega Master: câmara de inspeção Mastervision, chave combinada multifunções reversível Mastergear, chave para tubos Mastergrip;

EPL – Soluções Industriais: ensaio funcional com LinMot, controlador IAI MSEP, controlador IAI PMEC, atuador IAI RCP4 com controlador IAI PCON – CA, robôs Universal Robots;

Solien – Soluções Integradas de Engenharia: cabine de duche Don’t Peek (equipada com quatro televisões para reprodução de vídeo nas duas faces laterais da cabine), máquina dispensadora (Have Balls) de bolas anti-stress personalizadas ao gosto do cliente, conceito de integração criativa de engenharia e tecnologia para o mercado publicitário,

Bresimar Automação: transmissor de temperatura sem fios.

 

21 de novembro

Fórum Produtech 2012
Horário: 9h00-18h00
Local: Sala Veiga Simão, Cento de Congressos e Negócios da EXPONOR
Organização: Produtech

 

22 de novembro

Seminário Exportação
Horário: 9h00-18h00
Local: Auditório B4, Cento de Congressos e Negócios da EXPONOR
Organização: AIMMAP

Jornadas da Manutenção
Horário: 9h00-18h00
Local: Sala A6, Cento de Congressos e Negócios da EXPONOR
Organização: APMI

 

23 de novembro

1º Fórum de Automação e Robótica Industrial
Horário: 9h00-18h00
Local: Auditório B4, Cento de Congressos e Negócios da EXPONOR
Organização: Revista Robótica e ATEC – Academia de Formação

 

Jornadas da Manutenção
Horário: 9h00-18h00
Local: Sala A6, Cento de Congressos e Negócios da EXPONOR
Organização: APMI

 

Ação de formação da empresa “Bolas”
Horário: 9h00-19h00
Local: Sala Henry Tillo, Cento de Congressos e Negócios da EXPONOR
Organização: Bolas

 

24 de novembro

Seminário de Gestão de Energia Elétrica na Indústria
Horário: 9h00-18h00
Local: Sala A6, Cento de Congressos e Negócios da EXPONOR
Organização: Revista “Robótica” e IXUS – Formação e Consultadoria, Lda

 

Síntese:

EMAF 2012 – 14.ª Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria

Organização e local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto (Matosinhos)

Periodicidade: bienal

Data: 21 a 24 de Novembro

Horário: das 10h00 às 20h00, todos os dias

Em exposição: máquinas-ferramenta; moldes; manutenção industrial; fundição e sinterização; limpeza industrial; logística e transporte; química e laboratórios; moldes; plásticos e borrachas; instrumentação, automação e controlo; robótica e informática aplicada à indústria; produtos de metalurgia e metalomecânica; produtos, serviços e equipamentos de segurança; qualidade; subcontratação; entre outros.

Perfil do visitante: empresários; gestores e dirigentes com competências ao nível do processo produtivo da empresa; quadros técnicos; diretores de produção, compras, provisionamento, comerciais e qualidade; engenheiros; investigadores; projetistas; e consultores.

Colaboração: AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal; ANEMM – Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Metalomecânicas; CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes; Produtech – Pólo das Tecnologias de Produção; APMI – Associação Portuguesa de Manutenção Industrial; APF – Associação Portuguesa de Fundição; EMBAR – Associação Nacional de Recuperação e Reciclagem de Embalagens e Resíduos de Madeira; FU – Floresta Unida; Revista “Robótica”

Internet: www.emaf.exponor.pt

 

FIMAP – 17.ª Feira Internacional de Máquinas para Trabalhar Madeira

FERRÁLIA – 12.º Salão de Acessórios e Equipamentos para a Indústria da Madeira

Em exposição: na FIMAP – máquinas de corte; máquinas de serrar; fresadoras; máquinas perfuradoras; máquinas de lixar e polir; máquinas combinadas de carpintaria, máquinas de deformar; máquinas de montar e revestir superfícies; máquinas de colar; prensas; máquinas para tratamento de madeira; máquinas portáteis; veículos, ferramentas e outro equipamento auxiliar. No FERRÁLIA – madeiras e derivados; tintas; vernizes; colas; caixilharia e acessórios para mobiliário; produtos químicos para tratamento da madeira.

Perfil do visitante: arquitetos e decoradores; associações e instituições; carpinteiros, instaladores e reformadores; cooperativas agrícolas; escolas e centros de formação; fabricantes de mobiliário; fornecedores para armazéns; indústria auxiliar e subcontratação; imprensa especializada; outros profissionais.

Internet: www.fimap.exponor.pt

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *