Cultura, Entroncamento

Entroncamento Participou Ativamente no Fórum Solidário “Encontro entre Gerações” no CNEMA, Santarém

No âmbito das comemorações do ano Europeu de Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, o Município do Entroncamento participou no Fórum Solidário “ Encontro entre Gerações”, que decorreu no CNEMA, em Santarém, nos dias 25, 26 e 27 de outubro.

 

O Município do Entroncamento marcou presença através da apresentação de um stand expositivo, onde constaram as atividades desenvolvidas no âmbito do Conselho Local de Ação Social (CLASE). Participou, de forma ativa e empenhada, tanto no Fórum, como no programa de animação que contou com a presença do Rancho Folclórico do Centro de Convívio da Terceira Idade do Entroncamento, do Rancho do Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento, da Tuna da Universidade Sénior do Entroncamento e do artista entroncamentense Filipe Santos e a sua Banda.

 

Os painéis dos dias 25, “À conversa com os mais velhos “ e 26, “Experiências no Crescer”, contaram com a participação, respetivamente, de José Canelo e Filipe Santos, ambos convidados pela Autarquia. O atleta entroncamentense, que representou Portugal nos Campeonatos da Europa de Veteranos, tri-medalhado a ouro, concedeu uma alegria e uma vivacidade muito específicas no debate, tendo encantado jovens e idosos com a sua invejável jovialidade que lhe conferem os seus 88 anos. O jovem músico, Filipe Santos, relatou a experiência que lhe conferiu a sua participação num programa televisivo de destaque, “Operação Trinfo”, que o catapultou para a fama, tendo, posteriormente, editado um livro onde relata a sua história de vida.

 

O Fórum teve como objetivos fomentar a reflexão sobre o envelhecimento ativo e a solidariedade entre gerações, promover a participação ativa dos parceiros sociais, criar um espaço de partilha, dando visibilidade às boas práticas e potenciar o voluntariado, dinamizando a participação ativa da sociedade civil.

 

A sessão de encerramento do Fórum contou com a presença de Pedro Mota Soares, Ministro da Solidariedade e da Segurança Social.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *