Cultura, Santo Tirso

26as Jornadas Culturais de Vila das Aves em Santo Tirso

Excecionalmente, o Mosteiro de S. José das Clarissas Adoradoras acolhe no fim de semana de 9 e 10 de novembro de 2012, a edição nº 26 das Jornadas Culturais de Vila das Aves, subordinado ao tema «O gesto e a palavra. A presença do franciscanismo no mundo atual».

 

Promovidas pela Câmara Municipal de Santo Tirso e coordenadas este ano pela Irmã Maria Albertina Azevedo O.S.C, as 26as Jornadas Culturais de Vila das Aves assinalam, desta forma, o oitavo centenário da ordem de Santa Clara, destacando o trabalho e a memória da sua fundadora, num vasto programa de reflexão sobre a presença do franciscanismo no mundo atual, tomando como exemplo Santa Clara e a sua obra.

 

A cerimónia inaugural destas Jornadas Culturais está marcada para as 21h30 do próximo dia 9 de novembro (sexta-feira), realizando-se meia hora depois a conferência de abertura com o tema O Franciscanismo: nascimento e incidência na cultura, humana e religiosa por Fr. Gonçalo Figueiredo, OFM.

 

No sábado, 10 de novembro, os trabalhos recomeçam às 21h30 e incluem a realização de uma mesa redonda subordinada ao tema O Franciscanismo na história e no presente, na qual participam: José Simões Alfaiate, OFM; Luís Teixeira (Câmara Municipal de Guimarães); Irmã Maria Clara Fernandez Manrique, OSC; e a pintora Emília Nadal. A moderação ficará a cargo de Frei Gonçalo Figueiredo, OFM.

 

Musicalmente, as 26as Jornadas Culturais contam com a participação da ARTAVE, no dia 9, e dos violinos de Guimarães e Grupo Coral de Vila das Aves, no dia 10. (Ver programa detalhado em anexo).

 

PROGRAMA CULTURAL (PARALELO)

 

Mas a edição 2012 das Jornadas Culturais disponibilizará ainda um programa paralelo de ações que se desenvolvem no Centro Cultural de Vila das Aves e que tem o seu início marcado para o dia 29 de outubro com a promoção de visitas guiadas ao Mosteiro de S. José das Clarissas Adoradoras, dirigidas, em particular, ao público escolar, mas abertas à participação de todos os munícipes.

 

Em novembro, as congregações e o mundo: um olhar a partir do franciscanismo são o mote para um Ciclo de Cinema que se prolongará até ao início de dezembro. Uma seleção de filmes que sublinham a figura de Santa Clara como inspiradora de alguma produção cinematográfica, multiplicando olhares sobre o franciscanismo. O Ciclo de Cinema inclui a exibição de: Clara de Assis. História de uma Cristã, de Serafino Rafaiani (7 novembro); Marcelino Pão e Vinho de Ladislao Vajda (14 novembro) do musical Chiara di Dio (Clara de Deus), do italiano Carlo Tedeschi (21 novembro); e de Santo António de Giorgio Salce (5 dezembro). Todas as sessões têm início às 14h30.

 

Ainda no Centro Cultural, de 5 de novembro a 7 de dezembro, estará patente ao público a exposição de fotografia O Mosteiro de S. José das Clarissas Adoradoras.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *