Sociedade, Vila Real de Santo António

Autarquia de VRSA entrega trator e câmara frigorífica aos pescadores da Manta Rota

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António entregou, esta segunda-feira, aos pescadores da Manta Rota, um novo trator. A medida destina-se a revitalizar a atividade pesqueira na freguesia de Vila Nova de Cacela, particularmente na praia da Lota.

 

O equipamento foi adquirido na sequência de uma candidatura ao Programa Operacional de Pescas do Continente (Promar), no âmbito do regime de apoio aos Portos de Pesca, Locais de Desembarque e Abrigo, e envolve ainda a aquisição de uma casa de apoio em madeira, uma máquina de gelo e uma câmara frigorífica.

 

A entrega do trator e a respetiva assinatura do protocolo de cedência decorreu no areal da praia da Lota e contou com a presença do presidente da autarquia vila-realense, Luís Gomes, e de alguns membros da comunidade piscatória local.

 

O valor total do investimento ascende aos 64.822,09 euros (valor elegível sem IVA de 52.700,89 euros). A comparticipação ao programa operacional Promar é de 75%, sendo a comparticipação do município de 13.175,22 euros.

 

A cedência dos equipamentos tem em consideração a importância que a atividade da pesca representa para o concelho de Vila Real de Santo António, bem como a reconhecida escassez de recursos financeiros dos pescadores para investirem em materiais.

 

«Porque sabemos que a pesca é o sustento de muitas famílias do nosso concelho, acreditamos que estes novos equipamentos irão ajudar à revitalização da pesca local e contribuir para a melhoria das condições de vida daquela comunidade», afirma o presidente da autarquia vila-realense, Luís Gomes.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *