Felgueiras, Sociedade

Abertura da Semana + Sénior em Felgueiras assinala a comemoração do dia mundial da 3ª idade

A Casa das Artes encheu-se de cor alegria e muita sabedoria, transmitida por aqueles que habitam Felgueiras há largas dezenas de anos, na inauguração oficial da “Semana + Sénior”, que se realizou no dia 28 de outubro.

Foi naquele espaço cultural que abriu oficialmente a “Semana + Sénior”, uma atividade inteiramente dedicada aos idosos do concelho, que termina no dia 31 de outubro, com atividades desportivas e de lazer, inseridas num programa feito especialmente para os habitante seniores.

Num ambiente muito animado em que os olhos de todos brilhavam de felicidade, o presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, realçou a presença daquela plateia “especial e que enriquece a nossa cultura, que nos transmite experiencias vividas”.

O autarca relembrou que com este tipo de ações pretende-se “alertar a sociedade para o problema dos idosos e divulgar o valioso trabalho que se faz em Felgueiras, ao nível do terceiro setor, quer através das respostas sociais existentes, quer através dos projetos de intervenção e reintegração social”.

Nesse contexto a vereadora da Coesão Social, Carla Meireles referiu o cartão sénior “que possibilita aos munícipes com mais de 65 anos e com parcos recursos financeiros, disporem de um serviço municipal que lhes permita beneficiar de variados apoios de índole social, cultural, de lazer e de saúde”.

Carla Meireles apelou à participação de todos no evento e sublinhou que “ a semana + sénior tem planeado um conjunto de atividades que se destinam especialmente aos idosos, mas também aos seus familiares, cuidadores e técnicos dirigentes.”

A cerimónia completou-se com a abertura da exposição “ Sénior” (patente até ao dia 31 de outubro), a atuação do Grupo de Cavaquinhos da Casa do Povo da Longra, a exibição do documentário “Cultura do vinho, pão e linho” e a atuação da Tuna da ESTGF.

A “Semana + Sénior” tem por objetivo sensibilizar para a importância do envelhecimento ativo, com vista a criar melhores oportunidades aos mais velhos no combate à exclusão social fomentando a participação ativa na sociedade, promovendo desta forma a solidariedade intergeracional.

A iniciativa vai continuar com atividades de lazer e desportivas, exposições de trabalhos elaborados pelos seniores do concelho, sessões de trabalho dirigidas a familiares e técnicos que lidam com idosos, na Casa das Artes, numa perspetiva de aprofundar os conhecimentos sobre as necessidades deste grupo etário e expor soluções que contribuam para lhes proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Esta ação é mais um veículo para a divulgação das IPSS´s do concelho, potenciando uma cultura de parceria aberta e eficaz entre Instituições.

Participam na atividade a ADIB; a Associação da Casa do Povo da Longra; Associação da Casa do Povo de Jugueiros; Associação de Solidariedade Social João Paulo II; Associação para o Desenvolvimento e Progresso de Várzea; Associação para o Desenvolvimento Social da Freguesia de Margaride; Associação da Casa do Povo da Lixa; Centro Social e Paroquial do Divino salvador de Moure; Centro Social e Paroquial Pe. António Mendonça; Centro Social Nª Srª Pedra Maria; Cercifel; Delegação de Felgueiras da Cruz Vermelha; Província Portuguesa da Congregação da Missão; Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras; Universidade Sénior e do Autodidata de Felgueiras; Tuna Universidade Sénior; GNR; Empresa S:C:A: – Tena; Centro de saúde de Felgueiras – U.C.C.

 

 

Programa

29 de outubro
10h00 – Atuação da Universidade Sénior e do Autodidata de Felgueiras
10h15 – Presentação do programa “Idosos em Segurança – Conselhos de Segurança para a População Sénior – Secção de Programas Especiais da GNR”.
14h30 – Animação pela Cercifel
15h30 – “Prestação de Cuidados aos Idosos”
– Incontinência na pessoa idosa – pela empresa S.C.A – Tena
– Cuidar na comunidade – Pelo Centro de Saúde de Felgueiras, U.C.C Felgueiras

30 de outubro – Congresso
9h30 – Atuação da Tuna da Universidade Sénior Ocupacional da Lixa
9h45 – Congresso Nacional “Envelhecimento Ativo: Agir no Presente a Pensar no Futuro”
14h15 – Continuação dos Trabalhos do Congresso

31 de outubro – Desporto entre gerações monitorizado por técnicos especializados da autarquia
14h30 – Desporto Sénior – Pavilhão de Moutelas
14h30 – Visita aos monumentos de Felgueiras inseridos na Rota do Românico

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *