Odivelas, Sociedade

Odivelas lança pela primeira vez Orçamento Participativo Jovem

Odivelas tem já em marcha o Orçamento Participativo Jovem, um novo projeto municipal que aposta na participação da juventude na construção de um concelho melhor.

 

Com o início do ano letivo, aos jovens inseridos em contexto escolar – das escolas secundárias/profissional do Concelho de Odivelas e que estejam a frequentar o 11º ano de escolaridade foi lançado o desafio de apresentar propostas de projetos que considerem importantes para a sua escola e o seu território. Para este efeito, a autarquia disponibiliza do seu orçamento uma fatia de €250.000 para o total do projeto.

 

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Odivelas deriva do projeto «Eu, Cidadão», que pretende estimular na população jovem a capacidade de intervir de forma ativa no desenvolvimento da sua região, permitindo agora exercer a sua cidadania através de propostas ou projetos de intervenção nas mais diversas áreas – Juventude, Cultura, Desporto, Mobilidade, Ambiente, entre outros. Neste mesmo contexto, surge ainda o Executivo Municipal Jovem, que se traduz na simulação pedagógica de uma Reunião de Câmara Municipal, na qual o executivo municipal terá os jovens estudantes como protagonistas.

 

Para a autarquia, esta aposta na capacidade cívica dos jovens constitui a materialização e a abertura da Administração aos Munícipes, promovendo a transparência dos processos de gestão e aprofundando uma comunicação bilateral.

 

Neste momento, o Orçamento Participativo Jovem está já em fase de recolha de contributos da população escolar. Posteriormente, a Câmara Municipal de Odivelas analisará e aprovará os projetos vencedores, cujos resultados serão apresentados publicamente em data e local ainda a designar.

 

Odivelas quer-se na linha da frente, no apelo à cidadania, na participação da juventude na construção de um concelho melhor e no transformar o “estar” Cidadão em “Ser Cidadão”.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *