Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Espaço Jovem da Póvoa de Lanhoso propõe informática e sensibilizações em novembro

O Espaço Jovem da Póvoa de Lanhoso continua a proporcionar um programa regular de atividades em que as pessoas mais jovens, em particular, e toda a população, de uma maneira geral, se podem inscrever.

 

A Lan Party e a Iniciação à Informática são duas das propostas para o próximo mês de novembro a par de duas outras mais direcionadas às escolas: uma é o lançamento da iniciativa que visa recuperar o jogo da macaca; a outra é a sensibilização para os malefícios do tabaco.

 

A Lan Party promete ser muito participada, à semelhança do que tem acontecido nas edições anteriores. Agendada para os dias 2 e 3 de novembro, esta quinta edição junta à volta de uma rede local simpatizantes de informática e/ou apaixonados dos jogos de computador. Através do acesso à rede local disponibilizada no Espaço Jovem, vai ser proporcionado o convívio e a realização de jogos de computador multiplayer em rede e torneios de Counter Strike, Trackmania, de entre outros. A Lan Party começa pelas 15h00 do dia 2 e só termina 24 horas depois.

 

Muito procuradas igualmente têm sido as diversas formações em Informática, que o Espaço Jovem tem promovido e o mesmo se espera para mais uma destas propostas, nos dias 7, 14, 21 e 28 de novembro e 5 de dezembro, entre as 14h30 e as 17h00. Depois do sucesso alcançado com as anteriores edições, o Espaço Jovem vai realizar, em parceria com o projeto Territórios_In– IV Eixo – TIC , mais esta iniciativa. Este curso tem por objetivo proporcionar os primeiros contactos com a Informática, oferecendo formação em internet, e-mail e processamento de texto. A participação é gratuita e a formação decorrerá no Espaço Jovem.

 

Há duas iniciativas dirigidas particularmente para a comunidade escolar. Assim, até ao dia 12 de dezembro, está feito o convite às escolas do concelho para que participem numa proposta que pretende não deixar cair em desuso os jogos tradicionais e relacionado, desta vez, com o jogo da macaca. Este é um jogo ao ar livre por excelência, que possibilita o convívio entre as crianças. Como qualquer outro jogo, motiva a aprendizagem e o seguimento de regras, fomentando assim uma aprendizagem social. As escolas interessadas em participar deverão inscrever-se com pelo menos 10 dias de antecedência sobre a data pretendida e através do email espaco.jovem@mun-planhoso.pt Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

 

A sensibilização para os malefícios do tabaco é a outra proposta dirigida a um público escolar já que vai decorrer na EPAVE. Trata-se da comemoração do Dia Mundial do Não Fumador a 19 de novembro, pelas 15h00. O Espaço Jovem promove uma sessão de sensibilização e uma pequena palestra dinamizada por um profissional de Saúde.

 

Halloween é a próxima proposta

Ainda durante o mês de outubro, o Espaço Jovem promove a comemoração do dia das bruxas ou Halloween, a 31 de outubro. Esta comemoração teve origem nos antigos povos da Grã-Bretanha e Irlanda, que acreditavam que, na véspe­ra do Dia de Todos os Santos, os espíritos voltavam para suas casas. Aos poucos, a comemoração foi-se tornando pública e muitos rituais começaram a ser praticados com carácter de diversão. Com isso, o costume de festejar a data foi ganhando adeptos, principalmente entre crianças e adolescentes. Associando-se aos festejos, Espaço Jovem terá naquele dia uma decoração temática sobre o Halloween com decoração de abóboras.

 

De lembrar que, para 2012, a estratégia da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso para a área da Juventude assenta sobretudo na continuidade e melhoria da oferta dos vários programas destinados aos jovens, bem como na disponibilização à popula­ção, pelo Espaço Jovem, de uma programação regular e diversificada. A metodologia utilizada por este equipamento passa principalmente pela utilização dos recursos existentes para a reali­zação das atividades e pela colaboração com povoenses e associações do concelho, reduzin­do ao mínimo a utilização de recursos financeiros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *