Ansião, Sociedade, Tecnologia

Ansião TV completa três anos de emissões

Assinalam-se esta sexta-feira, 26 de outubro, três anos sobre a primeira emissão do Ansião TV, um canal regional online por internet que nasceu no seio do Município de Ansião e nas iniciativas que o presidente da autarquia, Rui Rocha, propôs no início do seu mandato, em 2009. Numa fase inicial, as instalações deste canal regional estiveram sedeadas no Centro de Negócios de Ansião, no parque empresarial do Camporês, mas atualmente o estúdio está instalado no Centro Cultural de Ansião, bem no centro da Vila.

A cultura e o desporto são os grandes temas a que o canal se dedica, mas não os únicos. O Ansião TV tem como linha editorial enquadrar na sua agenda a recolha de imagens fotográficas e audiovisuais dos diversos eventos, iniciativas e notícias relevantes que acontecem por todo o Concelho de Ansião. O principal objectivo é construir e organizar, dia-a-dia, um acervo de informação que a médio e longo prazo permita construir uma biblioteca audiovisual sobre Ansião.

É já vasta a informação armazenada até ao momento, de entre centenas de fotografias e outras tantas horas de gravação. Pequenas notícias ou reportagens mais extensas, conversas com ansianenses de gema e com muitas outras pessoas que vão marcando presença em Ansião: tudo para memória futura.

Os documentários são outra das áreas à  qual o Ansião TV se tem dedicado. Até ao momento, assinou a produção de dois: um dedicado ao poeta ansianense Políbio Gomes dos Santos, cujo centenário do nascimento se assinalou em 2011, e no qual consta, por exemplo, uma entrevista com a irmã, já com mais de 90 anos. E outro versa sobre o tradicional e bem ansianense Cortejo Alegórico do Povo, que comemorou os 50 anos de existência em 2012. Este trabalho inclui, entre outros destaques, uma entrevista com o Dr. Fernando Travassos, figura icónica e sobejamente conhecida pelo trabalho que desenvolveu em Ansião, nomeadamente na área da Medicina. Um terceiro documentário, que está ainda em fase de produção, tem a ver com o Ciclo do Pão, um projecto cultural que está em movimento em plena serra do Anjo da Guarda, na freguesia de Pousaflores.

Os projetos para o futuro passam pela continuação da permanente divulgação do Concelho de Ansião a nível local, nacional e internacional, tendo em conta o principal meio de trabalho – a Internet – através do qual qualquer pessoa poderá aceder ao canal, no site www.ansiao.tv e também no Facebook. O Facebook, enquanto rede social que agrega milhões de pessoas em todo o mundo, tem sido aliás um dos motores de divulgação do trabalho do Ansião TV e, simultaneamente, um dos meios de contacto direto com as pessoas que acompanham o canal. É esta proximidade crescente que tem estado na base destes três anos de trabalho que agora se comemoram e que se pretende que continue a estar no futuro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *