Cultura, Póvoa de Varzim

6º Concurso de Vídeo Escolar consagra vencedores na Póvoa de Varzim

Nos dias 2 e 3 de novembro, o Clube de Cinema 8 e Meio da Escola Secundária Eça de Queirós irá realizar, no Diana Bar, a Grande Festa do Vídeo Escolar, que marca o encerramento da 6ª edição do Concurso.

No primeiro dia, 2, haverá uma sessão às 22h00, sendo que no sábado terá lugar um bloco às 15h00 e às 22h00 será feita a consagração dos vencedores do 6º Concurso de Vídeo Escolar.

O Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio é o maior evento português dedicado ao cinema no âmbito do ensino secundário. Entre outras parcerias, conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e do Ministério da Educação. Desde há três anos que desenvolve uma parceria com o Curtas Vila do Conde, Festival Internacional de Cinema e com a Animar, colaborando com a programação de um evento educativo dedicado ao cinema de animação.

Visando reconhecer a escola como um espaço de criação e participação, este concurso incentiva a expressão pessoal sobre o mundo, que a escola – através da sua amplitude curricular – ajuda a interpretar e a reinventar, recorrendo ao audiovisual, e mais especificamente, ao vídeo.

Neste sentido, a organização espera contribuir para encurtar a distância que ainda existe no nosso país entre a fruição autodidata da televisão e, mais raramente, do cinema, e a possibilidade de expressão através do audiovisual, recorrendo às aprendizagens do seu leque poderoso de conteúdos e do seu poder mágico de nos transmitir as mensagens mais complexas.

Procura, ainda, incentivar o desenvolvimento dos conteúdos mais recentemente integrados nos currículos escolares, equacionados pela necessidade emergente de participarmos no mundo global, cada vez mais competitivo, cada vez mais complexo e cada vez mais em interação. Por último, fica o sonho de que os estudantes participantes sejam futuros amantes do cinema – talvez até realizadores, com imaginário próprio – acrescentando o seu olhar transformador ao mundo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *