Sociedade, Trofa

Floresta Autóctone está em destaque em Novembro nas escolas da Trofa

A Trofa dedica o mês de novembro à Floresta Autóctone com um programa diverso e onde as espécies autóctones estarão em destaque.

 

Durante o mês de novembro, a Academia Municipal da Trofa recebe a exposição interativa, Floresta Viva, constituída por 17 painéis, onde será possível ouvir os sons da floresta e aprender a contar os anéis das árvores. Esta exposição que será inaugurada no dia 5 de novembro, e ficará patente até ao dia 30, terá como público-alvo a comunidade escolar e é promovida pela Quercus.

 

Com esta exposição a Autarquia Trofense procura promover a valorização de todos os serviços ambientais, económicos e sociais que a floresta presta, informar/educar a população em geral sobre a importância da floresta no ecossistema, sensibilizar para a proteção e conservação da floresta autóctone bem como procurar alertar para os impactos associados à falta de cuidado e consumo excessivo das matérias-primas e ocupação do solo.

 

Paralelamente, a esta mostra interativa, as comemorações da Floresta Autóctone ficarão ainda marcadas por nova edição de Plantação de Árvores, que decorrerá entre 2 a 30 de novembro. De recordar que a Câmara Municipal da Trofa aderiu ao projeto 100 mil árvores, promovido pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o desenvolvimento sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.PORTO).

 

Desde o início deste programa que já foram plantadas na Trofa mais de 1200 árvores em zonas devastadas por incêndios.

 

A Autarquia Trofense lança o desafio a toda a sua comunidade para juntos recomeçarem a reflorestar o Concelho ao longo do mês de novembro. As áreas abrangidas serão a Quinta da Sardoeira, o Monte de Paradela e em Almoinhas.

 

Em simultâneo, a Câmara Municipal da Trofa, através da sua Divisão de Ambiente e Espaços Urbanos continua com as comemorações dedicadas à Floresta Autóctone lançando um desafio a toda a população escolar Trofense (JI, EB1, EB2,3 e secundário). “Vamos apanhar bolotas” é o repto lançado a todos os níveis de ensino, e consiste em apanhar o maior número de bolotas de carvalho nacional, nas zonas envolvente às escolas. Com esta iniciativa a Edilidade Trofense procura promover uma coleta de bolotas saudáveis para serem entregues na Quercus, que se responsabilizará pela germinação das sementes.

 

Esta é mais uma ação de promoção e educação ambiental e de fomento de um desenvolvimento sustentado protagonizada pela Câmara Municipal da Trofa que aposta assim, na sensibilização, na formação e no envolvimento dos mais novos.

 

Para mais informações:

Câmara Municipal da Trofa

Divisão de Ambiente e Espaços Urbanos

ambiente@mun-trofa.pt

Tel: 252 409 850 | Fax: 252 409 869

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *