Felgueiras, Sociedade

Congresso Nacional de envelhecimento ativo em Felgueiras – Agir no Presente a Pensar no Futuro, 30 de outubro na Casa das Artes

O Bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto e o professor catedrático Jubilado no ICBAD, Universidade do Porto, Pinto da Costa são algumas das figuras de destaque que trarão alguns temas para refletir sobre o estilo de vida dos idosos, no Congresso Nacional de envelhecimento ativo que se realiza no dia 30 de outubro Felgueiras.

Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Felgueiras, no âmbito da Rede Social do concelho, tem como finalidade comemorar o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações.

Este congresso insere-se numa iniciativa denominada “Semana + Sénior”, que decorre de 28 a 31 de outubro, na Casa das Artes de Felgueiras que tem por objetivo sensibilizar a população para a importância do envelhecimento ativo, com vista a criar melhores oportunidades aos mais velhos no combate à exclusão social fomentando a participação ativa na sociedade, promovendo desta forma a solidariedade intergeracional.

A cerimónia de abertura da conferência terá início pelas 09h45 e estará a cargo do presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro, da vereadora da Coesão Social, Carla Meireles, e da diretora do Gabinete de Congressos, Claúdia Moura.

O dia prossegue com a abordagem de vários temas, todos eles desenvolvidos numa tentativa de detetar os problemas, avaliar, refletir e encontrar soluções para proporcionar uma melhor qualidade de vida à população idosa.

Envelhecimento ativo, vulnerabilidade e adaptação ao envelhecimento, intergeracionalidade, serviço social, influência do exercício físico, estimular o cérebro, sexualidade, promoção da saúde, formação em tecnologias da informação e comunicação, promoção da educação emocional, longevidade e exclusão, maus tratos contra os idosos, são os temas desenvolvidos por um painel de oradores e moderadores muito experientes nas diferentes áreas.

A ação é dirigida a profissionais e estudantes das áreas de Gerontologia, Serviço Social, Educação Social, Educação Física, Psicopedagogia, Medicina, Psicologia, Enfermagem, Sociologia, Aconselhamento, Animação Sociocultural, Terapia Ocupacional, Fisioterapeutas entre outros interessados.

As inscrições decorrem até ao dia 26 de outubro no Gabinete de Congressos CMSTATUS.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *