Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Sala de Interpretação do Território divulga influência brasileira na Póvoa de Lanhoso

“A Influência Brasileira no Concelho da Póvoa de Lanhoso” é como se designa a exposição que abriu no dia 20 de outubro, na Sala de Interpretação do Território (Casa da Botica) e que fica patente durante os próximos meses.

 

Nesta mostra estão em exposição artigos que vão desde vestuário até malas de viagem ou de mão, passando por outros objetos como chapéus, uma escova de cabelo ou tinteiros e ainda por documentos como passaportes, livros de recenseamento militar ou fotografias, para dar alguns exemplos. Esta exposição permite ainda conhecer as casas de influência brasileira existentes no nosso Concelho, como o Palacete Villa Beatriz, bem como as obras de beneficência e de melhoramentos que os emigrantes realizaram com o dinheiro “brasileiro”, como o Hospital ou as Escolas. Vale a pena uma visita. A entrada é gratuita.

 

Diversas pessoas que cederam artigos agora em exposição estiveram na abertura desta mostra, assim como a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira. “Que seria da Póvoa de Lanhoso se não houvesse esta influência dos povoenses que foram para o Brasil e que regressaram à sua terra e aqui investiram? Seria certamente muito diferente”, considerou, desafiando à continuidade do estudo sobre esta temática, ainda bem marcada no dia a dia das 29 freguesias do concelho.

 

Esta exposição, que procura aproximar os povoenses da sua própria história local, “é um primeiro contributo para que alguém se dedique ao estudo da emigração para o Brasil e o retorno dos ‘brasileiros’, que tiveram uma influência que, até este momento, não está verdadeiramente estudada ainda na Póvoa de Lanhoso”, referiu o Chefe de Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Paulo Freitas. Por ser um tema ainda muito pouco estudado, ficou no ar a ideia de que esta foi apenas a primeira exposição sobre o tema, mas que outras poderão seguir-se.

 

Esta exposição, conseguida através da colaboração de povoenses com ligações àquele fenómeno de emigração para o Brasil, pode ser apreciada durante os próximos meses. Assinala ainda o ano de Portugal no Brasil e o ano do Brasil em Portugal (entre 7 de setembro de 2012 e 10 de junho de 2013).

 

Sala de Interpretação o Território (Casa da Botica):

De terça-feira a sábado entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h30 e as 18h00; ao domingo entre as 10h00 e as 13h00

 

Telef. 253 639 708 / 253 631 435

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *