Santo Tirso, Sociedade

Inauguração da Nave Cultural da Fábrica de Santo Thyrso

O Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, inaugura na próxima quinta-feira, dia 25 de Outubro, pelas 9h30, a Nave Cultural da Fábrica de Santo Thyrso.

 

Integrada no processo de qualificação e revitalização da Fábrica de Santo Thyrso (antiga Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Tirso, também conhecida por Fábrica do Teles), a nova Nave Cultural implicou um investimento de 2, 2 milhões de euros.

 

Este novo equipamento cultural está preparado para acolher várias atividades nomeadamente concertos, festivais, espetáculos de teatro e dança, exposições e instalações, feiras, eventos sociais e outros eventos de carácter técnico-científico como conferências, seminários e “workshops”. Com a construção desta nova Nave Cultural, Santo Tirso passa a dispor de um equipamento único e atrativo para o concelho e para toda a região do Vale do Ave e do Grande Porto.

 

A Nave Cultural inclui o Centro Interpretativo da Indústria Têxtil onde os visitantes terão a possibilidade de aceder ao panorama fabril vivido neste espaço nos tempos do seu funcionamento. No espaço do Centro Interpretativo está a Loja da Fábrica (loja/livraria). Neste novo polo de fruição vão nascer espaços de restauração, espaços comerciais e de lazer.

 

O processo de qualificação e revitalização da área do núcleo produtivo da antiga Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Tirso, entendido na perspetiva de Quarteirão Cultural, configurar-se-á em três polos a que estão agregados os serviços complementares:

 

1 – A Incubadora de Santo Tirso para empresas de base tecnológica – a funcionar desde final de 2008

2 – A Nave Cultural – a inaugurar na próxima quinta-feira, dia 25 de Outubro de 2012

3 – A Incubadora de Negócios Criativos/iMOD – obras de construção em curso (a inaugurar em 2013)

 

Estes projetos, independentes nas suas candidaturas, visam, no seu conjunto, pelas ligações e sinergias que pretendem criar, desenvolver neste antigo espaço fabril atividades e negócios, culturais e criativos.

 

Seminário Internacional de 25 a 27 de outubro assinala inauguração

 

Após a inauguração formal da Nave Cultural e Industrial, decorrerá uma conferência inaugural, agendada para o dia 25, pelas 10 horas. Nada mais significativo do que assinalar o arranque com um Seminário Internacional nos dias 25 a 27 de outubro.

 

O Seminário Internacional «Quarteirões Culturais Experiências e Desafios» integra igualmente o lançamento da incubadora de negócios criativos, Incubadora de Moda e Design.

 

O Programa deste Seminário é diversificado, incluindo a realização de conferências (com oradores nacionais e internacionais), apresentações e discussão de estudos de caso internacionais, workshops temáticos e visitas de estudo. Este evento é enriquecido ainda com outras iniciativas, tais como, exposições, desfile de moda e “after party”, destinadas a um público mais alargado, reforçando a atividade cultural da cidade.

 

Académicos nacionais e internacionais, consultores, autarcas, editores e jornalistas, empresários e artistas fazem parte do leque de oradores/moderadores

A conferência inaugural, agendada para o dia 25, pelas 10h00, conta com a presença de Jonh Montgomery, Consultor Urban Cultures Ltd. No evento vão estar presentes outros nomes como, Nuno Portas, Professor Jubilado da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Portugal, Alexandra Pisco – Maisons de Mode Lille – Roubaix, França, Andy Munro – Jewellery Quarter Community Development Trust, Birmingham, Reino Unido, Luciana Lazzaretti, Professora da Facoltà di Economia, Università degli Studi di Firenze, Itália, Nurah Abdulkadir – Westergasfabriek, Amesterdão, Holanda, Linda di Pietro – CAOS – Centro Arti Opificio Siri, Terni, Itália, Cláudia Galhós, Jornalista e colaboradora do Jornal Expresso, Portugal, Manuel Carvalho, diretor adjunto do jornal Público, Catarina Rito, jornalista de moda na Notícias Magazine e Diário de Notícias, Paulo Ferreira, subdiretor do JN.

 

Atividades Paralelas: exposições, desfiles de moda, Afterparty…

São várias as atividades paralelas. Exposição no Espaço Público “Quarteirões Culturais – registos de transformações”, de 25 de Outubro a 25 de novembro, na Praça 25 de Abril, em Santo Tirso. A Exposição ZUZUANGEL – RAÍZES DO BRASIL ATRAVÉS DA MODA, no dia 26 de outubro, pelas 21h30 [inauguração], Fábrica de Santo Thyrso. O Desfile de moda – FINALISTAS ESAD & PFN Concurso de Jovens e Criadores – e Afterparty com Dj Rui Vargas, no dia 26 outubro, pelas 22h00, na Fábrica de Santo Thyrso. Apresentação das instalações artísticas, “Tecendo num Novo Tear” e “Stairway”, na Nave da Fábrica de Santo Thyrso.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *