Sociedade

Seminário “Educação para o Desenvolvimento Sustentável” na Casa da Cultura de Santa Comba Dão

A Casa da Cultura de Santa Comba Dão acolheu a 13 de Outubro, Sábado, a sessão de abertura do Seminário “Educação Para o Desenvolvimento Sustentável”, uma iniciativa conjunta da Rede das Bibliotecas Escolares, ADICES – Associação de Desenvolvimento Local, Comunidade InterMunicipal Dão Lafões – CIM, Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão e Centro de Formação de Associação de Escolas do Planalto Beirão que conta com o apoio da Câmara Municipal.

 

A sessão de abertura decorreu pouco depois das 09 horas no Cine-Teatro da Casa da Cultura e contou com as intervenções de: Rosa Carvalho, Directora do Centro de Formação de Associação de Escolas do Planalto Beirão, João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Regina Lopes, Coordenadora da ADICES -Associação de Desenvolvimento Local, Nuno Martinho, Secretário-Executivo da CIM Dão Lafões, Madalena Dinis, Directora do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão e Teresa Calçada, Coordenadora Nacional do Programa da Rede de Bibliotecas Escolares.

 

Neste primeiro dia de trabalhos, foi discutido o subtema “Escola, Cidadania e Sustentabilidade” num conjunto de duas conferências e dois painéis de discussão.

 

A primeira conferência, apresentada por David Justino, docente na Universidade Nova de Lisboa e moderada por Teresa Calçada, versou sobre o tema: Modernização, Globalização e Sustentabilidade – Para uma Abordagem Pedagógica dos Conceitos em Sala de Aula.

 

A manhã encerrou com o painél subordinado ao tema Escola Sustentável – Critérios de Qualidade – da Investigação à Prática, moderado por Madalena Dinis e participado por Manuel Gomes do CIDAADS – Centro de Informação, Divulgação e Acção para o Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e CNE – Conselho Nacional de Educação cuja intervenção se centrou nos critérios de qualidade nas escolas e Fernando Bexiga, também membro do CNE, que teceu algumas considerações sobre a liderança enquanto factor de sustentabilidade da escola.

 

O painél Literacia (s) e Escola Sustentável trouxe a este seminário as intervenções de Fernando Costa, docente da Universidade de Lisboa e de Elsa Conde pela Rede de Bibliotecas Escolares.

 

O primeiro versou sobre o tema Metas de Aprendizagem – Desafios e Oportunidades Para a Escola na Era Digital, numa intervenção moderada por Fernando Bexiga.

 

Helena Duque moderou a intervenção de Elsa Conde relativa à biblioteca na escola / a escola na biblioteca.

 

A última intervenção do dia, DEDS – As Décadas das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e da Biodiversidade, foi proferida por Elizabeth Silva do CN – UNESCO com moderação de Rosa Carvalho.

 

O Seminário “Educação Para o Desenvolvimento Sustentável”, irá decorrer, ainda, a 20 de Outubro e a 03 de Novembro com a abordagem aos subtemas “EDS – da Investigação à Praxis” e “EDS – Novos Paradigmas – Abordagem CTSA e Territórios Sustentáveis”, através da realização de conferências na Casa da Cultura e de diversos workshops a realizar nas instalações da Escola Secundária de Santa Comba Dão.

 

Esta acção de formação, acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, tem como principais objectivos debater os temas alusivos à edicação e à sustentabilidade no sentido de compreender os riscos de insustentabilidade e de traçar metas conjuntas que permitam à escola e ao território ultrapassar os desafios da sustentabilidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *