Lamego, Sociedade

Proteção Civil alerta alunos de Lamego para risco de catástrofes

A Biblioteca Municipal de Lamego assinalou pela primeira vez, na manhã de 12 de outubro, o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, em parceria com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Esta chamada de atenção foi dirigida a 40 alunos da Escola EB 2,3 de Lamego que assistiram a uma ação de sensibilização, dinamizada por Ana Pinto, técnica do serviço municipal da Proteção Civil, e por António Silva do Corpo de Bombeiros de Lamego.

A iniciativa Nós e os Riscos divulgou o rol das principais medidas de prevenção e de proteção que poderão contribuir para uma maior resiliência das comunidades aos riscos a que são vulneráveis. Durante o encontro, os oradores lançaram um alerta muito especial sobre os riscos e as catástrofes naturais mais suscetíveis de ocorrer na região duriense. Os alunos também ficaram a conhecer o livro digital “Nós e os Riscos” que se debruça sobre as técnicas de prevenção em situações críticas.

O Dia Internacional para a Redução das Catástrofes, constituído em 1989 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, é comemorado em outubro de modo a chamar a atenção de todos os países para a necessidade de tomarem políticas que visem a prevenção e a redução de danos, humanos e materiais, causados pela ocorrência de fenómenos de origem natural.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *