Marinha Grande, Sociedade

Câmara da Marinha Grande assegura apoio a idosos

A Câmara Municipal da Marinha Grande está a assegurar um serviço de apoio a idosos, cujo principal objetivo é o combate à exclusão social.

 

Trata-se de uma iniciativa que está em vigor desde janeiro de 2011, dirigida a idosos residentes no concelho e que se encontrem em situação de carência ou de isolamento familiar. Este serviço não tem qualquer custo associado.

 

Para segurança dos idosos residentes no concelho da Marinha Grande, informa-se que este serviço é assegurado exclusivamente por um funcionário da autarquia da Marinha Grande, devidamente identificado que se faz deslocar em viatura do Município da Marinha Grande.

 

Por forma a evitar a intromissão de indivíduos que, em nada estão relacionados com a referida iniciativa municipal, nas habitações dos idosos, devem os interessados ou na sua impossibilidade familiares ou vizinhos dirigir-se à Divisão de Educação, Desporto e Intervenção Social, a funcionar nas instalações do Arquivo Municipal ou em alternativa contactar telefonicamente o funcionário que presta o referido apoio.

 

Os contactos telefónicos para os quais os interessados, devem ligar são: 244573357 ou 917299320.

 

O Apoio Social a Idosos tem como objetivos: contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos idosos, garantir a prestação de cuidados de ordem física e apoio psicossocial a idosos, de modo a contribuir para seu equilíbrio e bem-estar, apoiar os idosos na satisfação das necessidades básicas e atividades da vida diária, contribuir para retardar ou evitar a institucionalização, prevenindo situações de dependência absoluta e incentivando à manutenção de níveis mínimos de autonomia.

 

Este apoio a idosos consubstancia-se em diversas áreas de atuação, como o apoio na deslocação aos diversos serviços públicos existentes no concelho (CTT, Finanças, Centro de Saúde, Serviços municipais, etc); acompanhamento aos Serviços da Segurança Social para requerer, designadamente, a Tarifa Social da Eletricidade, o Complemento Solidário para Idosos e Outros Apoio Sociais; interligação com os serviços da Autarquia na resolução de reparações nas habitações sociais do concelho.

 

Pode também ser assegurado o acompanhamento em deslocações aos diversos serviços públicos e privados que não sejam assegurados por outras entidades; a interligação com os demais serviços públicos e privados na identificação e resolução de questões relacionadas com o idoso; o apoio e dinamização da atividade física para os idosos que melhorem a sua qualidade de vida; e a promoção de medidas que visem a melhoria da qualidade de vida do Idoso.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *