Nisa, Sociedade

Comemoraçõs do mês dos idoso em Nisa

O Encontro Social “Saúde e Bem Estar” e um Desfile de Moda Sénior são iniciativas que vão ocorrer em Nisa nos dias 19 e 27 de Outubro, promovidas por instituições de solidariedade social do concelho e integradas no projeto Geração Ativa.

O Encontro Social “Saúde e Bem Estar” vai ocorrer na sexta feira, 19 de outubro, iniciando-se às 9H30, no Cine Teatro de Nisa com uma palestra sobre o tema “As Demências” por Teresa Valente, médica especialista em Medicina Geral e Familiar; segue-se um circuito pelos espaços da Biblioteca Municipal, do Posto de Turismo e do Cine Teatro: no auditório da Biblioteca Municipal ocorrerá a avaliação de parâmetros e indicadores de saúde; no Posto de Turismo terão lugar sessões de beleza e estética com participação de cabeleireiras e esteticistas; no Cine Teatro serão apreciados trabalhos elaborados por idosos das instituições de apoio á terceira idade do concelho de Nisa. Para o Encontro Social “Saúde e Bem Estar” foram definidos como objetivos: – Promover a qualidade de vida e bem-estar dos idosos; – Contribuir para a formação dos idosos; – Promover o convívio interinstitucional; – Dar a conhecer as instituições à comunidade; – promover o envelhecimento ativo.

O Desfile “Moda Sénior”, realiza-se no Cine Teatro de Nisa, no dia 27 de outubro, à 21 horas. O desfile tem como temas “O Traje Típico ou o Casal de cada Freguesia” e “As profissões em extinção”. O acompanhamento e animação musical estará a cargo do Grupo de Realejos e Concertinas de Montargil ( Grupo de Promoção Sociocultural de Montargil).  Os objetivos do desfile são: – Valorizar as capacidades, competências, saberes e cultura dos idosos, aumentando a sua autoestima e autoconfiança; – Promover a participação social e desenvolver a participação cívica e comunitária; – Proporcionar momentos de convívio interinstitucional; – Estimular o pensamento divergente e sentido estético; – Recordar e reviver profissões em extinção; – Estimular a criatividade e a precisão manual.

O projeto “Geração Ativa” nasceu do interesse em realizar atividades de carácter educativo, social, cultura e desportivo, direcionadas aos idosos das instituições dos concelhos de Nisa e Crato. No Concelho de Nisa estão envolvidos os Centro Sociais de Santana, de São Matias e de Tolosa, e as Santa Casa da Misericórdia de Alpalhão, Amieira do Tejo, Arês, Montalvão e Nisa

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *