Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Centro de Criatividade prepara ENCONTRARTES com as freguesias da Póvoa de Lanhoso

Nos próximos dias 8 e 9 de dezembro, a Póvoa de Lanhoso acolhe a segunda edição da iniciativa ENCONTRARTES, dinamizada pelo Centro de Criatividade (CC) da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.

 

Em breve, o Centro de Criatividade irá até às várias freguesias do Concelho, com a colaboração das Juntas de Freguesia e das coletividades locais, no âmbito de um programa  descentralizado de sensibilização para a criatividade e para o teatro e os resultados desse trabalho com as comunidades será apresentado durante o ENCONTRARTES.

 

Através do referido programa, procura-se incentivar à participação das comunidades nas suas diferentes localidades, estimulando para que se manifestem e promovam as suas capacidades criativas e assim possam participar no desenvolvimento cultural, social e económico do Concelho.

 

A proposta do CC é levar a cada freguesia ações práticas de oficinas criativas, dentro das áreas das artes cénicas  e outras áreas, que possam contribuir com o despertar da criatividade, incentivando a participação de todas as pessoas.

 

O objetivo imediato é de reunir participantes que queiram realizar experiências em diferentes oficinas, que vão desde a Interpretação e animação teatral às oficinas de Marionetas e Bonecos, de Contadores de Histórias, de Construção de Objetos decorativos (Poética dos Objectos), de Construção de Mobiles, de Costura Criativa (desenho e confeção de figurinos, adereços e outros) e mesmo ao Apoio a grupos criativos já existentes (produção e criação artística).

 

Para a execução deste projeto, o Centro de Criatividade vai procurar o apoio e parceria das Juntas de Freguesias, das Associações e Grupos que possam acolher este programa na sua organização, realização e desenvolvimento.

 

Desta forma, o Centro de Criatividade vai promover em cada Freguesia um Sarau (dedicado principalmente às Mulheres), com a leitura dramatizada do texto “O Amor Cadáver”, cujo tema aborda a temática do universo feminino. A partir desse encontro, de um debate e conversa com o público interessado, pretende-se sensibilizar as pessoas participantes e dar a conhecer este programa descentralizado, abrindo inscrições e definindo as oficinas que se podem realizar em cada localidade.

 

O objetivo é que no ENCONTRARTES 2012, nos dias 8 e 9 de dezembro, os primeiros frutos deste projeto possam ser mostrados e incentivem a participação de outras pessoas, para que outros núcleos se possam formar e desenvolver.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *