Santa Comba Dão, Sociedade

Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão (RBSCD) comemora o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes na Profiacademus e na Escola Secundária

Na manhã de 12 de Outubro, Sexta-feira, a Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão comemorou o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes com a realização de um simulacro de incêndio destinado à comunidade escolar e de uma palestra sobre sismologia destinado aos alunos do estabelecimento de ensino.

 

Pelas 10 horas da manhã, os Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão realizaram um simulacro de incêndio que decorreu no campo de jogos da Profiacademus com o objectivo de sensibilizar a comunidade escolar para a prevenção dos incêndios e meios de combate.

 

Com este simulacro alunos, docentes e auxiliares tomaram conhecimento dos procedimentos a ter em conta numa situação de incêndio tendo-lhes sido transmitidos alguns conselhos práticos relativos à utilização de extintores e normas de segurança a seguir.

 

A acção contou, ainda, com uma componente prática na qual os alunos tiveram a oportunidade de experimentar apagar um incêndio com o recurso ao uso de um extintor e respectivo equipamento de protecção utilizado pelos bombeiros.

 

Após a realização do simulacro, os alunos foram encaminhados para o Auditório do estabelecimento de ensino no qual assistiram a uma palestra conduzida pelo Capitão Carlos Morgado do GIPS – Grupo de Intervenção e Socorro da GNR e que contou com as presenças de João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão e de Fernando Cruz, Vereador da Autarquia.

 

Numa primeira fase, os alunos ficaram a conhecer a estrutura organizativa e os meios de combate que a unidade GIPS utiliza nas suas diversas missões.

 

Nesta palestra Carlos Morgado abordou os diversos tipos e causas de catástrofes dando exemplos de missões realizadas pela unidade GIPS e formas de actuação das equipas de busca e salvamento e meios utilizados, dando conselhos práticos aos presentes de como devem agir nas diversas situações.

 

A palestra terminou com a paresentação de um filme que ilustra as diversas missões realizadas pelo GIPS.

 

A Escola Secundária de Santa Comba Dão assinalou, também, este dia com a realização, ao início da tarde, de uma palestra destinada aos alunos do oitavo ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas e que aconteceu no Auditório do estabelecimento de ensino.

 

A palestra, composta por duas partes, teve como objectivo principal dar a conhecer aos alunos o GIPS – Grupo de Intervenção Protecção e Socorro da GNR que intervêm na primeira meia hora em incêndios florestais e em situações de catástrofe.

 

O 1º Sargento Ricardo Lucas apresentou aos alunos as valências e actividades desta unidade e forneceu conselhos úteis sobre como actuar antes, durante e após a ocorrência de um sismo com recurso a exemplos práticos terminando a sua intervenção com a apresentação de um filme relativo ao GIPS e suas missões.

 

Na segunda parte desta palestra, os alunos tomaram conhecimento da unidade SEPNA – Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente e do trabalho desenvolvido pela estrutura na área da protecção florestal e prevenção e combate a incêndios, numa intervenção conduzida pelo Sargento Conde e pelo Mestre David.

 

Com esta apresentação os alunos ficaram, ainda, a conhecer as principais causas de incêndios florestais e o impacto que estes provocam no meio ambiente ao nível dos solos, dos recursos hídricos, da contaminação do ar e da destruição de áreas verdes e edifícios.

 

A iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão (RBSCD) foi dinamizada em parceria com os Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão, GNR e GIPS, Agrupamento de Escolas, Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão, Autoridade Nacional de Protecção Civil e Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *