S. João da Madeira, Sociedade

Recolha de bolotas no Parque do Rio Ul em S. João da Madeira

S. João da Madeira é um dos municípios envolvidos no projeto das “100.000 Árvores” promovido pela Área Metropolitana do Porto. Neste âmbito, várias organizações e cidadãos desenvolvem um esforço planeado e coordenado de com o objetivo de criar bosques com espécies nativas na região.

 

A meta a atingir è a reflorestação de cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão com cerca de 100.000 árvores de espécies espontâneas da região. Ao mesmo tempo procura-se informar e formar os cidadãos sobre a floresta e estimular o voluntariado florestal.

 

O projeto teve início em 2011 e tem um horizonte de cinco anos. Em S. João da Madeira pretende-se dinamizar várias atividades nomeadamente: recolha de sementes, plantação de árvores, limpeza de terrenos, manutenção e conservação dos espaços integrados no projeto.

 

A próxima atividade no município sanjoanense acontece já neste sábado (20 de outubro), no Parque Urbano do Rio Ul, junto à Casa da Natureza. Aí decorrerá, entre as 14h00 e as 16h00, uma recolha de bolotas para a qual são convidados todos os interessados em participar.

 

Esta atividade é dinamizada pela Câmara Municipal de S. João da Madeira e pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (Cre.Porto), contando com a colaboração do Agrupamento de Escuteiros da cidade e do Banco Local de Voluntariado.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *