Felgueiras, Sociedade

Felgueiras promove Congresso Nacional subordinado ao tema “Envelhecimento Ativo: Agir no Presente a Pensar no Futuro.”

Congresso complementa uma iniciativa social abrangente denominada “Semana + Sénior”. Uma ação que pretende sensibilizar a população para a importância do envelhecimento ativo, com vista a criar melhores oportunidades aos mais velhos.

 

O Município de Felgueiras, no âmbito da Rede Social do concelho, com a finalidade de comemorar o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, está a organizar o Congresso Nacional dedicado ao tema “Envelhecimento Ativo: Agir no Presente a Pensar no Futuro”, que se realiza no dia 30 de outubro.

Este congresso insere-se numa iniciativa denominada “Semana + Sénior”, que decorre de 28 a 31 de outubro, na Casa das Artes de Felgueiras.

A vereadora da Coesão Social, Carla Meireles sublinha que: “ as atividades programadas destinam-se em especial aos idosos, mas também a familiares, cuidadores formais/informais, Técnicos e dirigentes e procura englobar, o máximo possível, todos e abordar técnicas de cuidados que permitam um maior conforto aos idosos, numa procura proporcionar maior qualidade de vida aos idosos e familiares.

De facto é com o envolvimento de todos que a Semana + Sénior irá proporcionar uma maior e melhor divulgação sobre as respostas sociais, os projetos e as diferentes iniciativas no domínio da intervenção e integração social em curso no Concelho” conclui.

A “Semana + Sénior” é composta por atividades de sensibilização/informação, culturais, de lazer e desportivas, dirigidas especialmente à população sénior e portadores de deficiência.

Esta iniciativa tem por objetivo sensibilizar a população para a importância do envelhecimento ativo, com vista a criar melhores oportunidades aos mais velhos no combate à exclusão social fomentando a participação ativa na sociedade, promovendo desta forma a solidariedade intergeracional.

A ação tem início com a inauguração de uma exposição intitulada “+ Sénior”, que divulga o trabalho desenvolvido pelas IPSS´s do concelho, potenciando uma cultura de parceria aberta e eficaz entre instituições. A mostra tem a participação de mais de uma dezena de Instituições (entidades públicas, IPSS’s, entre outros agentes locais que desenvolvam projetos no de intervenção social).

 

Programa

Local: Casa das Artes

 

28 de outubro

14h00- Abertura da exposição “+ Sénior” (patente até ao dia 31 de outubro)

14h30- Atuação do Grupo de Cavaquinhos da Casa do Povo da Longra

15h00 – Exibição do documentário “Cultura do vinho, pão e linho”

16h00 – Atuação da Tuna da ESTGF

 

29 de Outubro

10h00 – Atuação da Universidade Sénior e do Autodidata de Felgueiras

10h15 – Presentação do programa “Idosos em Segurança – Conselhos de Segurança para a População Sénior – Secção de Programas Especiais da GNR”.

14h30 – Animação pela Cercifel

15h30 – “Prestação de Cuidados aos Idosos”

– Incontinência  na pessoa idosa – pela empresa S.C.A – Tena

– Cuidar na comunidade – Pelo Centro de Saúde de Felgueiras, U.C.C Felgueiras

30 de outubro – Congresso

9h30 – Atuação da Tuna da Universidade Sénior Ocupacional da Lixa

9h45 – Congresso Nacional “Envelhecimento Ativo: Agir no Presente a Pensar no Futuro”

14h15 – Continuação dos Trabalhos do Congresso

 

31 de outubro – Desporto entre gerações monitorizado por técnicos especializados da autarquia

 

14h30 – Desporto + Sénior – Pavilhão de Moutelas

14h30 – Visita aos monumentos de Felgueiras inseridos na Rota do Românico

 

Nota: As inscrições para o congresso estão abertas até ao dia 26 de outubro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *