Educação, Mação

Mação dá início ao projecto “Livro á Mão”

A Câmara Municipal de Mação, através da Biblioteca Municipal vai instalar esta semana, em todas as Juntas de Freguesia do Concelho, Postos de Leitura sob o lema: “Livro à Mão.

O objectivo deste projecto é alargar a promoção do Livro e da Leitura, gerar novos leitores, desenvolver os hábitos de leitura, estimular a leitura recreativa e autónoma e permitir o acto de ler fora do espaço da Biblioteca.

A Biblioteca Municipal de Mação no cumprimento da sua missão pretende trabalhar em conjunto com as Freguesias e Instituições do Concelho de modo a promover a literacia da sua população e a criar momentos de lazer. Para isso há que criar hábitos de fruição e utilização dos espaços culturais proporcionados pela Autarquia, nomeadamente a Biblioteca, criando cidadãos que sabem e querem aprender, tendo autonomia e iniciativa para a busca de conhecimento.

Estes Postos de Leitura assumem-se como um serviço gratuito de empréstimo de livros e/ou leitura presencial. As Juntas de Freguesia do Concelho reúnem as condições necessárias e são locais privilegiados para a instalação destes Postos de Leitura. É da responsabilidade da Biblioteca a implementação e gestão dos Postos de Leitura: instalação de expositor, colocação dos documentos e formação. A Biblioteca desloca-se uma vez por mês à sede da Junta de Freguesia onde disponibiliza o seu serviço de empréstimo de livros à população. O objectivo final é dotar as Freguesias de um espaço de leitura. Uma vez autónomas, assumem a gestão do espaço, sendo que continuará a ser da responsabilidade da Biblioteca Municipal a substituição dos livros.

A cargo da Junta de Freguesia ficará a cedência de um pequeno espaço para a colocação do Posto de Leitura e o apoio na gestão desse mesmo posto.

Para Vasco Estrela, Vice-presidente da Câmara Municipal de Mação “o projecto Livro à Mão começa pela vontade de fomentar hábitos de leitura e o primeiro passo terá que ser sempre assegurar o acesso dos cidadãos a todo o tipo de informação e este projecto permite-o, pela disponibilização de uma estante, que é uma mini biblioteca, é o tal ter o livro à mão, para promover o acesso a toda a comunidade.”

Este projecto passará, depois, a um novo nível, pelo desenvolvimento em cada freguesia de actividades de leitura, exposições bibliográficas/temáticas; serões de leitura, concursos de poesia, entre outros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *