Seixal, Sociedade

Seixa acolhe 7º Seminário anual do Grupo para a Acessibilidade nos Museus

Programar para a diversidade é o tema do 7º Seminário Anual do Grupo para a Acessibilidade nos Museus (GAM) que decorre no Auditório do Fórum Cultural do Seixal, na próxima segunda-feira, dia 15 de outubro, a partir das 9.30 horas.

 

Num mundo cheio de oportunidades, mas também com muita exclusão social, programar para todos e criar espaço para a interação de todos, deve ser uma das grandes preocupações da programação dos museus.

 

Neste seminário vão ser abordados temáticas como legislação e a sua importância na criação de acessibilidades; pontes de comunicação, que nos podem levar ao encontro de uma maior diversidade de públicos; e a forma como se pode fazer fluir a comunicação entre os diferentes públicos, tendo como pretexto as coleções e acervos dos museus.

 

Adotando um formato um pouco diferente dos anteriores seminários, com a introdução de uma mesa redonda, pretende-se ouvir as opiniões de todos os interessados sobre a programação disponível nos museus e aquela que se gostaria de ter e que faz falta, e a que pode preencher as necessidades dos diferentes públicos.

 

O seminário conta já com 90 inscritos, podendo os interessados inscrever-se até à próxima 6ª feira.

 

O GAM é um grupo de trabalho informal, criado em 2004 e que tem como missão melhorar o acesso aos museus a todo o tipo de público com necessidades especiais (físicas, intelectuais ou sociais), disponibilizar informações sobre o tema e divulgar e promover atividades e um fórum de debate.

 

Deste grupo fazem parte dezenas de membros individuais e mais de vinte membros institucionais, de Norte a Sul do país, incluindo museus nacionais, museus municipais, museus de empresas e de fundações, entre outros.

 

O Ecomuseu Municipal do Seixal é membro deste grupo desde Março de 2005. A representação institucional nas coordenações anuais, nas reuniões mensais, nos seminários e nos grupos de trabalho promovidos neste âmbito tem sido assegurada por técnicas do Serviço Educativo da DPHM/Ecomuseu Municipal.

 

Em 2012, o seminário realiza-se no Seixal visto que, entre Julho de 2011 e Julho de 2012, o EMS assegurou a coordenação do GAM.

 

Programa

9.30 horas – Sessão de Abertura

Vanessa Silva, Vereadora do Pelouro da Educação, Cultura e Juventude da Câmara Municipal do Seixal

Catarina Moura, em representação do atual Museu do Chiado (Museu Coordenador do GAM)

 

10 horas – Programar museus e exposições para a inclusão

Fernando António Batista Pereira (Professor Associado na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa / Presidente do Conselho Cientifico / Director do Centro de Investigação de Belas-Artes)

 

PAINEL I – Olhares sobre a legislação

Moderador: José Vale

 

10.30 horas – Das normas à prática: Três ideias-chave, Pedro Homem de Gouveia, (Include)

 

10.50 horas –Título a definir, José Madeira Serôdio, INR (a confirmar)

 

11.10 horas – Debate

 

11.25 – Intervalo para café

 

Mesa redonda – Programar para quem? À conversa com…

Moderadora: Maria Vlachou

 

11.45 horas – Debate de opiniões entre os participantes na mesa redonda e o público

 

12.30 horas –Tempo livre para almoço

 

PAINEL II – Pontes de communicação

Moderadora: Ana Isabel Apolinário

14 horas – El museo eres tú, Rufino Ferreras (Museo Thyssen Bornemisza)

 

15 horas – Descobrir: Programação transversal para um público especial, Margarida Vieira e Miguel Horta (Centro de Arte Moderna – Fundação Calouste Gulbenkian)

 

15.20 horas – Rede de Museus do Algarve: Partilhar experiências, potenciar ideias e ampliar saberes, José Gameiro (Museu Municipal de Portimão/Rede de Museus do Algarve)

 

15.40 horas – Intervalo para café

 

PAINEL II – Pontes de comunicação (continuação)

Moderadora: Fátima Alves

 

16 horas – Avaliação de públicos em exposições de ciência, Pedro Casaleiro (Museu da Ciência da Universidade de Coimbra)

 

16.20 horas – A criatividade na idade maior, Luisa Taveira (Companhia Maior)

 

16.40 horas – Debate

 

17 horas – Leitura das conclusões da mesa redonda

 

17.30 horas- Sessão de encerramento

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *