Cultura, Póvoa de Varzim

Biblioteca da Póvoa de Varzim assinala Dia Internacional para a Redução de Catástrofes

O Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, deliberado em 1989 pela Assembleia Geral das Nações Unidas pretende chamar a atenção de todos os Estados para a necessidade de adotarem políticas que visem a prevenção e a redução de danos, humanos e materiais, diretamente causados pela ocorrência de fenómenos de origem natural.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil vai assinalar o próximo Dia Internacional para a Redução de Catástrofes (13 de outubro) através da realização de sessões de sensibilização nas bibliotecas públicas de cada sede de distrito, no período compreendido entre 9 e 19 de outubro, para os alunos das escolas do concelho.

Neste sentido, a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto irá promover, no sábado, 13, às 15h00, na Sala de Leitura Infantil e Juvenil uma sessão de sensibilização intitulada “Crianças e jovens: como prevenir e atuar em situações de risco”, na qual será feita uma abordagem sobre medidas de prevenção, autoproteção e redução de riscos humanos e materiais, alertando para os procedimentos de segurança em caso de ocorrência de acidentes graves ou catástrofes.

Para a comemoração desta efeméride, a nível distrital, o Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto propôs ao Município, a colaboração do Serviço Municipal de Proteção Civil para participar no evento com uma intervenção sobre as medidas de prevenção e redução de riscos, de acordo com a realidade local.

Assim sendo, no dia 17 de outubro, terá lugar, a apresentação do livro digital “Nós e os Riscos” (1) por Olga Sampaio, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, e Daniel Santos, Coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil irá abordar “A problemática de cheias urbanas”. Serão promovidas duas sessões, uma às 11h30 e outra às 12h25, na Sala de Leitura Infantil e Juvenil, participando em cada uma, duas turmas do 5º e 6ª ano de escolaridade da Escola EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves.

Ainda no âmbito desta temática, está patente, até ao dia 15 de outubro, na Sala de Leitura Geral da Biblioteca, uma mostra bibliográfica intitulada “Redução das catástrofes naturais”.

 

(1) ANPC editou o livro digital Nós e os riscos, edição multimédia sobre riscos coletivos, concebida e produzida pelo CDOS da Guarda/ANPC, no âmbito do Projeto BIN SAL RIESGOS, do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha–Portugal 2007-2013, e destinada aos alunos dos primeiros ciclos de escolaridade, (o qual) constitui uma abordagem atual, atraente e adequada aos fins que se propõe: contribuir para o conhecimento dos riscos coletivos e medidas para minimizar efeitos e consequências.

Para além dos riscos naturais e tecnológicos, e respetivas medidas de prevenção e autoproteção, são também abordadas a prevenção rodoviária e segurança pessoal. Este livro digital inclui diversas funcionalidades: hiperligações úteis, animações gráficas, vídeo, diaporamas, jogos de observação e concentração e questionários interativos – constituindo uma excelente ferramenta de trabalho no âmbito não só da educação para o risco mas também de promoção de cultura de segurança.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *