Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Workshop promoveu reflexão conjunta pelas instituições – Póvoa de Lanhoso

Sensibilizar as instituições com intervenção social para a necessidade de se adaptarem aos desafios que hoje se lhes colocam, fruto de uma nova realidade social, os quais exigem que estas se tornem mais participativas, abertas à inovação e com melhores práticas de gestão, foi o objetivo do workshop “Sustentabilidade”, promovido pelo Projeto Ave Social com a parceria da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.

O Theatro Club da Póvoa de Lanhoso acolheu na manhã de ontem, 9 de outubro, a referida ação. “Numa altura em que as organizações enfrentam grandes constrangimentos, é importante esta reflexão”, refere a Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira, considerando o tema da sustentabilidade “atual, pertinente e necessário”.

Este workshop reuniu elementos dos parceiros do Projeto Ave Social e das IPSS’s dos Municípios da NUT III Ave. Para aquela representante da Autarquia Povoense, importa refletir sobre a sustentabilidade das instituições, sobre a sua capacidade organizacional e sobre uma nova estratégia, que tenha em conta o contexto económico e social do presente, que comporta novos desafios e responsabilidades.

Os técnicos do Projeto Ave Social contaram com a colaboração da equipa de Professores de Economia Social da Universidade Católica do Porto, constituída por Américo Mendes, Palmira Macedo e António Batista, na organização e dinamização deste workshop. Estes facilitadores são pessoas com reconhecidas competências no âmbito deste tema.

Para além de uma abordagem teórica, as pessoas participantes integraram um de três grupos de trabalho, que procuraram debater aspetos como a “Redução de custos”, a “Partilha de recursos”, o “Planeamento estratégico” e o “Empreendedorismo” / “Diversificação de receitas”. No final, houve oportunidade para partilharem resultados e conclusões. “Pretendemos que possam levar daqui algumas ideias para aplicar no dia a dia das vossas instituições e melhorar a gestão e a capacidade de intervenção junto do vosso público alvo”, salienta Fátima Moreira.

Esta iniciativa enquadra-se localmente no âmbito da rede social no que diz respeito ao I Eixo de Intervenção – Relações Intra e Interpessoais do PDS_Plano de Desenvolvimento Social da Póvoa de Lanhoso, em vigor até 2013, bem como, com os processos de capacitação de instituições que têm sido realizados junto de IPSS’s locais – CLDS.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *