Póvoa de Varzim, Sociedade

Município da Póvoa de Varzim empenhado em “orientar as pessoas a encontrar o seu caminho”

Mais de uma centena de pessoas participou, no passado dia 4 de outubro, no workshop «Como Criar uma Empresa ao Menor Custo Possível». A iniciativa, organizada pela ANJE com o objetivo de fornecer ferramentas “low cost” de empreendedorismo, decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Estiveram presentes na sessão José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Lucinda Delgado, Vereadora do Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico, Iria Magalhães, da ANJE, Margarida Amaral, do IEFP, e Sónia Brochado, responsável pela empresa Btrust.

Macedo Vieira constatou que o emprego começa a escassear e as pessoas têm que criar alternativas na sua vida. Neste sentido, referiu-se ao contributo da Câmara Municipal, através do Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico, em conjunto com a ANJE, na tentativa de orientar as pessoas a encontrar o seu caminho.

O desemprego é um problema que afeta o país, de tal forma que nunca passei por isto, reconheceu o edil. A Europa, de uma forma terrível, também se encontra na mesma situação. A Espanha, aqui ao lado, está pior, sendo que mais de 50% dos jovens, entre os 18 e os 35 anos, andam à procura do primeiro emprego e há muita gente com 40 anos que nunca teve emprego. Por coincidência, estive quarta-feira em Madrid, a convite do Dr. Daniel Bessa, em representação da Lipor, enquanto empresa tecnologicamente desenvolvida, no VIII Encontro COTEC Europa, cujo tema foi a inovação, empreendedorismo e criação de novas empresas, revelou Macedo Vieira. Este evento contou com a participação, entre outros, do nosso Presidente da República, Cavaco Silva, do Rei D. Juan Carlos I de Espanha, e do Presidente italiano, Giorgio Napolitano.

O Presidente do município poveiro informou que as pequenas e médias empresas e as empresas familiares empregam 80% do emprego na Europa. O caminho certo é a reorientação das políticas dos Governos no sentido de fazer crescer as pequenas e médias empresas porque são essas que criam emprego. O empreendedorismo está na ordem do dia porque o emprego na função pública e nas grandes empresas está a escassear e em Portugal há uma grande falta de investimento, nacional e estrangeiro. É preciso encontrar um caminho que não passe pela emigração.

As pessoas também não podem lançar-se às cegas e todos estes contributos, como a ação de hoje, são importantes, advertiu.

Também Lucinda Delgado destacou a relevância desta iniciativa para impulsionar o empreendedorismo, procurando informar e esclarecer a comunidade. Do mesmo modo, a Vereadora apelou ao espírito de inovação e aposta na formação, fundamentais para o sucesso profissional.

Iria Magalhães apresentou o Centro de Incubação da Póvoa de Varzim, nomeadamente as suas condições e forma de funcionamento.

Margarida Amaral enquadrou a iniciativa nas atividades desenvolvidas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, afirmando que “a criação de empresas pode ser mais uma solução na procura de formas de debelar o desemprego”. Deixou ainda o seguinte apelo aos presentes: “recolham toda a informação e que esta vos seja útil agora e no futuro”.

Os trabalhos foram conduzidos pela empreendedora Sónia Brochado, responsável pela empresa Btrust que, como principal oradora do workshop, apresentou o exemplo da criação da sua empresa há cerca de dois anos, a Btrust, na área da promoção, marketing e design gráfico, confessando “decidi abrir a minha própria empresa e arriscar”.

Na sua intervenção, Sónia Brochado foi apresentando as várias fases para a criação de uma empresa, desde o registo da marca à promoção da nova empresa, passando pela constituição da empresa, aspetos legais, investimento de arranque do projeto e comunicação corporativa, enquadrando sempre com valores monetários para cada aspeto. Sónia Brochado concluiu a sua apresentação, apontando como valor para a criação de uma empresa: 617,46 €.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *