Sociedade, Torres Vedras

Câmara Municipal de Torres Vedras vai levar a cabo o seu III Encontro de Arquitetura e Urbanismo

No âmbito do seu III Encontro de Arquitetura e Urbanismo, a Câmara Municipal de Torres Vedras organiza em sextas-feiras de outubro um ciclo de conferências dedicado ao tema “Identidade | Estratégia | Criatividade”.

Colocando ênfase na procura de rumos e sentidos que viabilizem um trabalho estruturado e continuado de planeamento, projeto e revitalização do território urbano, o programa das conferências organiza-se em torno do conceito de “Estratégia”.
Parte-se do pressuposto que, por mais instáveis que sejam as contingências, um pensamento estratégico autêntico permite inscrever o impulso utópico das atividades projetivas na prossecução de finalidades concretas e exequíveis.
Propõe-se uma análise do conceito de “Estratégia” em duas perspetivas distintas: no primeiro dia do ciclo, à luz do conceito de “Identidade”, conceito visto como crucial na definição precisa e apropriada de um fim; no segundo dia do ciclo, explorando o papel da “Criatividade” na conceção e implementação de uma “Estratégia”, questiona-se a possibilidade de encontrar novos programas e novas estratégias de atuação, mais flexíveis, sustentáveis e efetivas.

Posteriormente às conferências terá lugar, no dia 7 de dezembro, a entrega dos prémios bienais de arquitetura da Câmara Municipal de Torres Vedras, inaugurando-se nesse dia a exposição relativa a esta iniciativa.

O programa deste III Encontro de Arquitetura e Urbanismo a Câmara Municipal de Torres Vedras é, assim, o seguinte:

12 de outubro | 17h | Conferência subordinada à temática “Identidade e Pensamento Estratégico” | Auditório Municipal de Torres Vedras

 

Em que medida a situação atual tem concomitante uma crise de identidade? Propõe-se uma abordagem multidisciplinar, debatendo-se a ideia de “Identidade” a partir de diversos campos: a sua dimensão histórica, olhando para processos emblemáticos de sedimentação ou reformulação da memória coletiva; a sua construção social, abordando mecanismos contemporâneos de construção da identidade; e a sua dimensão cultural, analisando o modo como a obra artística e arquitetónica pode contribuir para a construção de novas relações de identidade com a cidade e o território urbano.

 

Moderação: João Soares (Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora)

Oradores:

– Carlos Guardado da Silva (Diretor do Arquivo Municipal de Torres Vedras)
– José Manuel Sobral (Investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa)
– Isabel Garcez (Editora e coordenadora do Projeto 3iii)
– Sandra Vaz Costa
– João Afonso  (Investigador de Doutoramento em História da Arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto)

 

 

 

19 de outubro | 17h | Conferência subordinada à temática “A Criatividade como Estratégia” | Auditório Municipal de Torres Vedras
O conceito de “Criatividade” será abordado como o elemento que liberta o potencial criador da imaginação perante a complexidade que envolve o futuro das cidades. Nesta medida, é o complemento essencial para que uma determinada estratégia se concretize efetivamente em novos rumos, culturalmente próprios, economicamente sustentáveis e socialmente verdadeiros.

 

Moderação: Dr. João Ferrão

Oradores:

– Isabel Margarida André  (Investigadora no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa)
– Marlucci Menezes (Investigadora do Grupo de Ecologia Social do Laboratório Nacional de Engenharia Civil)
– Luís Firmo (Diretor da Transforma AC)
– Carlos Martins (Presidente da Agência para o Desenvolvimento de Indústrias Criativas e diretor executivo da Guimarães 2012)
– Luís Serpa (Gestor de projetos culturais e presidente da Induscria)

 

 

7 de dezembro | 21h30 | Cerimónia de entrega dos Prémios Bienais de Arquitetura da Câmara Municipal de Torres Vedras (2010/2011)

 

 

7 de dezembro a 4 de janeiro | Exposição do Prémio Bienal de Arquitetura da Câmara Municipal de Torres Vedras (2010/2011)| Átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras
Esta exposição permitirá dar a conhecer os projetos distinguidos no âmbito do Prémio Bienal de Arquitetura da Câmara Municipal de Torres Vedras (2010/2011), nas diversas categorias respetivas.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *