Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Póvoa de Lanhoso assinalou Dia Mundial do Animal

Cerca de 300 pessoas assistiram à demonstração da equipa cinotécnica K-9 da GNR, realizada no Parque do Pontido, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Animal promovidas pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso através do Espaço Jovem. O objetivo principal foi sensibilizar para as boas práticas e comportamentos cívicos alusivos à temática dos animais.

 

O Presidente da Câmara Municipal, Manuel Baptista, e a Vereadora da Juventude, Gabriela Fonseca, bem como o Comandante do Destacamento Territorial da GNR, Gonçalo Amado, também assistiram ao desenrolar da demonstração, acompanhada de uma descrição em simultâneo da atividade. Na plateia, estiveram utentes seniores dos Centros de Convívio, crianças de Jardins de Infância e ainda populares curiosos. O palco foi dado a três binómios homem-cão, que fizeram as delícias de todos, em Dia Mundial do Animal.

 

Estreitar laços entre gerações e entre humanos e animais foram também objetivos. André, de cinco anos, estava contente. “Viemos ver a Guarda a treinar os animais. Gostei. Achei muito bonito. Nunca tinha visto nada parecido”, confidenciou no final da demonstração. Como o Dia é do Animal, deixou também alguns conselhos que aprendeu no Jardim de Infância: “Cuidar bem dos animais. Os animais brincam connosco, são nossos amigos”. Domingos da Silva, 72 anos, também estava satisfeito. “Achei bonito. Por acaso já tenho visto muita coisa, mas isto é muito agradável, para as pessoas que nunca viram. Gostei do trabalho dos cães e acho que é importante terem trazido para aqui crianças, porque elas têm que começar a ver estas coisas”, foi dizendo.

 

Esta atividade decorreu no relvado do Parque do Pontido, na vila da Póvoa de Lanhoso, em tarde de muito sol. Começou com a demonstração do cão Roque, cão-patrulha habituado a lidar com situações de manutenção de ordem pública. Seguiu-se o Ruca treinado para a deteção engenhos explosivos. Por fim, foi a vez de Joca mostrar como deteta estupefacientes em poucos segundos. Houve ainda a oportunidade para as pessoas presentes assistirem a uma demonstração de perseguição por parte de um cão a um “meliante”. Antes de rumarem novamente aos seus locais de origem, as pessoas presentes – adultos e crianças – ainda puderam contactar de muito perto com o labrador Joca, que não se cansou de receber as festinhas de toda a gente.

 

De lembrar, por fim, que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, em conjunto com a GNR local (Secção de Programas Especiais do Destacamento, no âmbito da operação “GERAÇÕES MÃOS DADAS”), promoveu este conjunto de atividades lúdico pedagógicas. Esteve ainda prevista a participação do CAPA – Clube de Adoção e Proteção de Animais, mas, devido a motivos de força maior, tal não se verificou. De referir também que a GNR fez deslocar para o local a viatura destinada a sensibilizar para a segurança dos seniores, entregue, ainda esta semana, pela CIM do Ave.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *