Santa Comba Dão, Sociedade

Município de Santa Comba Dão Assinala Dia Internacional do Idoso

A Câmara Municipal de Santa Comba Dão comemorou, pelo sexto ano consecutivo, e a propósito do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e Intergeracionalidade, o Dia Internacional do Idoso, instituído em 1998 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objectivo de alertar as comunidades mundiais para o reconhecimento do envelhecimento demográfico da humanidade, incentivando à solidariedade e fraternidade entre as diversas gerações.

 

Esta iniciativa, organizada pelos Serviços de Acção Social da Autarquia em conjunto com os Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão e da Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial da GNR de Santa Comba Dão, aconteceu no Cine-Teatro da Casa da Cultura de Santa Comba Dão com uma programação constituída por teatro, dança e música.

 

No evento estiveram presentes João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, António José Correia, Vice-Presidente da Autarquia e Vereador do Pelouro de Acção Social, João Marques, Capitão do Destacamento Territorial da GNR de Santa Comba Dão e Esmeraldo Gomes, Sub-director do Agrupamento do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão.

 

A tarde de animação cultural, dividida em dois momentos e destinada aos idosos do concelho de Santa Comba Dão, iniciou-se pelas 15 horas com a realização da sessão de abertura constituída pelos discursos de João Marques, Capitão do Destacamento Territorial da GNR de Santa Comba Dão, Esmeraldo Gomes, em representação do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão e João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão.

 

A actividade Gerações de Mãos Dadas, uma iniciativa da Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial da GNR de Santa Comba Dão em colaboração com os Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas, foi a primeira a subir a palco.

Alunos do terceiro ano do Centro Escolar do Sul, trajados a rigor, transmitiram conselhos de segurança à população sénior e participaram num teatro simulando um cenário de crimes mais comuns que podem afectar os mais idosos.

 

Num segundo momento cultural, os alunos da Universidade Sénior de Santa Comba Dão protagonizaram um momento de dança acompanhados pela docente de Educação Física Maria João.

 

O primeiro momento musical da tarde, apresentado pelos alunos do curso de Animador Sócio-Cultural da Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão, foi composto pela interpretação de canções tradicionais portuguesas acompanhadas pela projecção de um vídeo contendo fotografias antigas do concelho.

 

A segunda parte deste espectáculo cultural foi constituída por teatro e um momento musical protagonizados pelos elementos da Universidade Sénior de Santa Comba Dão.

 

O musical “Da Aldeia Para A Cidade”, composto por dança, música e teatro, numa adaptação de filmes clássicos do cinema português interpretados por Vasco Santana: “Pátio das Cantigas”, “Canção de Lisboa”, O Costa do Castelo” e “Maria Papoila” fez as delícias da comunidade sénior, recordando os seus tempos de infância.

 

Assistiram a este espectáculo elementos da comunidade em geral, utentes e funcionários das diversas entidades de apoio à terceira idade do concelho: Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão, Centros Sociais e Paroquiais de São João de Areias, Couto do Mosteiro e Treixedo, Centro de Bem-Estar Social Professor Oliveira e Costa e lares particulares Resivida e Lar da Cuz do Rojão Grande.

 

A tarde de animação cultural contou com a parceria da Expressart’ – Escola d’Artes do Município de Santa Comba Dão, Universidade Sénior de Santa Comba Dão, Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão e APDEF – Associação de Profissionais de Desporto e Educação Física.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *