Mangualde, Sociedade

Encontro Regional «Envelhecimento Ativo» decorreu em Mangualde

Decorreu na passada semana, na Biblioteca Municipal de Mangualde, o Encontro Regional «Envelhecimento Ativo – Desafios e Oportunidades». A iniciativa resultou da parceria entre a Câmara Municipal de Mangualde e a EAPN Portugal (Rede Europeia Anti Pobreza) e contou com a intervenção de Maria José Coelho, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Mangualde, na sessão de abertura.

 

Stella António, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade Técnica de Lisboa, efetuou a comunicação de abertura sobre o «O envelhecimento Ativo: desafios e oportunidades». Realizou-se ainda uma mesa redonda que teve como moderadora Paula Cruz, do Departamento de Investigação e Projetos da EAPN Portugal, e que contou com as participações de Joaquina Madeira, Coordenadora do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, Carla Costa, da Casa de Saúde Bento Menni, que abordou a temática da «Preparação da reforma como fator de prevenção de depressões/estados depressivos», Elina Duarte, que falou das «Demências e estratégias de intervenção/prevenção nas instituições», Margarida Chaves, da Câmara Municipal de Mangualde, que falou sobre os «Atelier Pontos e Encontros/E-books, histórias de vida» e Carla Ferreira, da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, que abordou os Projetos GRUNDTVIG – Aprendizagem ao Longo da Vida (Open the Window; LaterLife). Assim, e resumindo, a mesa redonda foi dinamizada por técnicos que trabalham nesta área, pertencentes a seis distritos da região centro do país: Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Santarém e Viseu.

 

Sensibilizar a sociedade em geral para a necessidade de promover o envelhecimento ativo da população, através da possibilidade de continuarem a desenvolver uma atividade profissional e de assumirem um papel ativo na sociedade de forma saudável e independente, assim como a oportunidade de partilharem as suas experiências e os seus saberes foram os objetivos desta iniciativa, no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações.

 

VENCEDORES DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA

Durante a Tertúlia foram dados a conhecer os vencedores do concurso fotográfico «Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações». O primeiro prémio foi entregue a Sara Carvalho (“A Força da Família”) e o segundo a Maria Albuquerque Aguiar (“Ativistas da Mente”).

 

 

Este concurso teve como objetivo enfatizar e dar visibilidade à celebração do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, como um processo de oportunidades para nos mantermos saudáveis, ativos e independentes à medida que se envelhece. O primeiro prémio foi um curso de fotografia e o segundo prémio foi um vale em material fotográfico.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *