Alcoutim, Educação, Saúde

Educação para a saúde debatida em Alcoutim com 35 jovens da União Europeia

Reuniram-se no Salão Nobre da Câmara Municipal de Alcoutim, 35 jovens de oito países da União Europeia para debater estratégias de educação na saúde. A iniciativa foi promovida pela MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão – e está integrada no projeto de educação para a saúde “Shake your Body”.

 

Convidados para o encontro foram o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Francisco Amaral, o vice-presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Pina, e o diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Luís Romão.

 

Envolvidos num intercâmbio juvenil europeu, promovido pela MOJU, os jovens (da Roménia, Albânia, Servia, Lituânia, Bélgica, Bósnia, Chipre e Portugal) estão a passar esta semana em Alcoutim, com o intuito de debater e desenvolver estratégias de ação e prevenção em áreas como alimentação e nutrição, drogas, tabagismo, alcoolismo, obesidade, entre outras.

 

No debate, Francisco Amaral distinguiu o trabalho desenvolvido no município de Alcoutim nas áreas da saúde, desporto e ação social, realçando as campanhas contra o tabaco e contra o álcool e iniciativas pioneiras como a vacinação antigripal a pessoas com mais de 65 anos e a criação da Unidade Móvel de Saúde.

 

“Uma ótima forma de prevenir e combater as dependências é o desporto”, acrescentou o autarca, enumerando as diversas atividades desportivas gratuitas que Alcoutim oferece, como a canoagem, a aeróbica, o voleibol, as marchas-passeio, o yoga, a hidroginástica, entre outras.

 

O autarca de Olhão também deu a conhecer o trabalho desenvolvido nestas áreas, salientando o projeto “Craques de Rua”, que é dirigido aos jovens dos bairros sociais da cidade. “Através do desporto conseguimos chegar até eles e posteriormente às famílias e desenvolver um trabalho de solidariedade e prevenção”, concluiu António Pina.

 

“Promover parcerias com outras entidades, trabalhar em grupo”, ultimou Luís Romão, diretor regional do IPDJ, garantindo que o Instituto está a trabalhar nesse sentido para garantir mais e melhores resultados na educação para a saúde.

 

No sábado, os 35 jovens, em colaboração com a autarquia de Alcoutim, vão preparar no Castelo um evento dedicado à promoção de hábitos de vida saudáveis acessíveis a toda a população. No mesmo dia, o IPDJ disponibiliza a Unidade Móvel de Saúde “Cuida-te”, onde os jovens terão oportunidade de se esclarecer sobre tópicos tão variados como a obesidade, nutrição, psicologia e sexualidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *