Sociedade, Vendas Novas

Idosos são homenageados com semana especial em Vendas Novas

A segunda edição da Semana do Idoso acontece em Vendas Novas entre os dias 06 e 13 de outubro com uma variedade de propostas para os seniores do concelho.

A iniciativa é organizada pelo Município de Vendas Novas em conjunto com vários parceiros locais que, num momento menos favorável para muitas entidades, conseguiram unir esforços para construir uma semana repleta de diferentes iniciativas e que, na opinião da vereadora do pelouro da ação social, Cláudia Mateus, visa enfatizar a dignidade da pessoa idosa e proporcionar-lhe momentos de atividade e convívio por vezes tão insuficientes entre este grupo etário.

Para os que apreciam atividades mais culturais haverá sessões de cinema clássico português; um workshop para aprenderem a fazer teatro; uma visita guiada ao Palácio das Passagens; a apresentação de uma peça de teatro pela Universidade da 3.ª idade do Barreiro e uma sessão especial da “Hora do conto” destinada a avós e netos. Para os interessados nas novas tecnologias haverá sessões de informática. O desporto e atividade física não foram descurados nesta Semana e os idosos poderão participar num torneio de malha e numa manhã interativa denominada “Velhos são os trapos” onde são convidados a realizar um pequeno circuito no jardim público com passagens por diversas estações temáticas. A proteção e saúde dos idosos também não foram esquecidas e para as promover serão realizadas ações de sensibilização sobre segurança, dinamizadas pela GNR, onde serão dados conselhos sobre a proteção da casa e de pessoas em caso de furto, burla e utilização de notas falsas; uma sessão sobre violência e abandono na terceira idade, dirigida ao público escolar e a III Feira do Idoso onde poderão ser feitos rastreios de saúde, fisioterapia, reiki, massagens e ioga. Na Feira haverá ainda lugar para a realização do “1º Mercado solidário – dar e receber”, iniciativa que consiste na permuta de bens/serviços de forma direta, sem a circulação de moeda e um desfile de noivas – regresso ao passado.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *