Cultura, Trofa

Trofa promoveu Jornadas Europeias do Património com Palestra e Raid Fotográfico pelo Concelho

Porque para a Câmara Municipal da Trofa, as iniciativas incluídas nas Jornadas Europeias do Património, representam mais uma oportunidade, para reforçar uma melhor compreensão do património local, integrando as suas diversas vertentes e as enormes potencialidades que ele representa em termos de identidade, coesão e desenvolvimento do País, a Autarquia Trofense, dinamizou a 28 e 29 de setembro mais uma edição das Jornadas Europeias do Património, com a realização de uma palestra, na sexta-feira e um Raid Fotográfico.

 

A palestra intitulada “O Futuro da Memória” decorreu na Casa da Cultura, a 28 de setembro, e contou como a presença de Armando Malheiro, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto que abordou o tema “ A Memória do Futuro ou a antevisão difusa dos desafios da Informação no séc. XXI”.

 

De recordar que Armando Malheiro da Silva, é licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa e em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, obteve o diploma do curso de bibliotecário-arquivista, e doutorou-se em História Contemporânea na Universidade do Minho.

 

Ainda no enquadramento desta palestra foi ainda abordado o tema “Centro Digital de Informação Local”, por Graciete Morais, Técnica Superior da Câmara Municipal da Trofa/Arquivo Municipal.

 

Esta iniciativa contou com a presença do Vereador da Cultura da Edilidade, Assis Serra Neves, que referiu na ocasião que “a Trofa é hoje um Concelho que se revê no melhor do seu património material e imaterial, e que sabe, não só preservá-lo, mas também promovê-lo e torná-lo maior, na riqueza e na criatividade das suas manifestações”.

 

Posteriormente, e ainda no âmbito da edição 2012 das Jornadas Europeias do Património na Trofa, a Autarquia Trofense promoveu na manhã de sábado, 29 de setembro, um Raid Fotográfico, com o objetivo de promover o património Trofense.

 

Com a concentração na Casa da Cultura, os 13 participantes partiram para o itinerário que passou pelo Souto da Lagoa, Azenha da Vigenta, Souto de Bairros, Largo da Igreja de Alvarelhos, Castro de Alvarelhos, Monte de Santa Eufémia e Parque Nossa Senhora das Dores.

 

Este Raid fotográfico pelo património do Concelho da Trofa “É na Trofa” convidou os participantes a conhecerem melhor alguns dos locais emblemáticos do Concelho, apostando também na sua promoção turística.

 

De salientar que as Jornadas Europeias do património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, e que envolve cerca de 50 países.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *