Cultura, Palmela

Visita guiada e conferência assinalam Dia Nacional dos Castelos em Palmela

Palmela comemora o Dia Nacional dos Castelos com uma visita guiada ao Castelo de Palmela pela arqueóloga Isabel Cristina Fernandes e uma conferência na Igreja de Santiago pelo Major Carlos Filipe Afonso, do Exército Português, subordinada ao tema «Técnicas e tácticas de assédio e defesa dos castelos em Portugal nos sécs. XII-XIII». As atividades decorrerão no dia 7 de outubro, domingo, às 17 e às 18 horas, respetivamente, numa organização da Câmara Municipal de Palmela.

Desde 1984 que o Dia Nacional dos Castelos se comemora em Outubro, com o objetivo de promover, em todo o País, ações que visem a reflexão sobre o Património fortificado.

O Castelo de Palmela foi alvo de múltiplas intervenções de arquitetura militar, destacando-se as dos períodos medieval e moderno. Com ocupação islâmica entre os séculos VIII e XII, o Castelo foi sede da Ordem Militar de Santiago até à sua extinção, no século XIX. Através de Decreto de 16 de junho de 1910, o Castelo e a Igreja de Santiago foram classificados como monumentos nacionais. Atualmente, está em curso uma campanha de obras de requalificação e remodelação de vários espaços do Castelo de Palmela, no âmbito do Plano de Ação “Recuperação e Dinamização do Centro Histórico de Palmela”, cofinanciado pelo QREN, através do PORLisboa (regulamento específico Política de Cidades – Parcerias para a Regeneração Urbana).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *