Portimão, Turismo

Portimão recebe Festival Nacional do Figo da Índia

A APROFIP – Associação de Profissionais de Figo da Índia Portugueses promove a 6 de outubro o Festival Nacional do Figo da Índia, que decorrerá a partir das 9h30 na Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão (EHT), com entrada livre.

 

O evento será um momento de convívio entre as dezenas de produtores nacionais deste fruto e o programa integra um concurso, aberto ao público, no qual serão elaboradas receitas originais por profissionais nas modalidades de gastronomia, pastelaria e cocktails, onde o figo da Índia ou produtos derivados devem ser utilizados numa percentagem mínima de 20 por cento.

 

O objetivo dos organizadores é consciencializar todos os participantes para a importância sócio económica que a produção do figo da Índia poderá representar, além da preservação do meio ambiente, se explorada de uma forma sustentável e em termos agroindustriais.

 

O figo da Índia possui uma grande variedade de produtos e subprodutos que podem ser aproveitados nas indústrias alimentar, cosmética e farmacêutica, permitindo produzir sumos, compotas, bolos, vinagre, gelados, iogurtes, licores, aguardentes, chás, corantes alimentares, forragens, óleos, etc..

 

A partir das 15h00, terá lugar uma palestra sob o tema “A importância do Figo da Índia em Portugal”, a cargo do engenheiro e gestor Jack Soifer, ex-patrão da empresa sueca Sweduc e autor de diversos artigos de opinião sobre o potencial de lucros com pequenos negócios.

 

Soifer aborda a temática do turismo e da integração entre grandes e pequenas empresas, editando a newsletter Skalgarve, dirigida a empresários de turismo, e a Carpews, para empresários e investidores nórdicos, sendo regularmente convidado para fazer palestras em associações empresariais e universidades.

 

Este certame, organizado pela APROFIP em colaboração com a EHT, conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Portimão, entre outras entidades, estando o programa e as inscrições disponíveis em: http://www.festival-nacional-do-figo-da-india-2012.com/.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *