Cultura, Póvoa de Varzim

Páginas de História de regresso ao seu correio eletrónico – Póvoa de Varzim

O Arquivo Municipal dá continuidade à iniciativa cultural Páginas de História com Estórias e divulga mais um dos seus documentos.

O documento escolhido para este mês de outubro é um contrato celebrado entre a Câmara Municipal e o arquiteto que viria a elaborar o projeto para a construção do Tribunal da Póvoa de Varzim, datado de 15 de Novembro de 1961, e que integra a série documental Registos de Escrituras / Livros de Notas do fundo da Câmara Municipal.

Durante largos anos o Tribunal da Póvoa de Varzim funcionou no edifício dos Paços do Concelho.

Em 1961, perante o crescimento da Vila e a consequente necessidade de edifício próprio, é celebrado um contrato entre o então Presidente da Câmara – Tenente Coronel Lauro de Barros Lima, e o arquiteto Raul Rodrigues Lima para elaboração do projeto do Palácio da Justiça e demais repartições locais dependentes do Ministério da Justiça.

É precisamente este contrato o documento em destaque este mês de outubro, onde podemos ler com todo o pormenor as cláusulas, condições e descritivos do contrato e do próprio projeto. Projeto esse que é parte integrante de um processo dos Projetos de Obra Municipais que o Arquivo Municipal custodia, e que contém anteprojeto, correspondência, orçamentos e memória descritiva; existindo ainda um outro processo com propostas para a empreitada de construção do Palácio da Justiça.

 

Estes encontros de cultura on-line, que tiveram início em março de 2007, têm como objetivo a divulgação dos fundos documentais do Arquivo.

 

Esta partilha de conhecimento virtual tem subjacente a preocupação primordial de dar a conhecer ao público em geral algumas das preciosidades que o Arquivo Municipal conserva. O critério de escolha será sempre rigoroso e assente nos mais diversos temas e tipologias documentais, relacionado ou não com datas concretas ou acontecimentos passados, de modo a difundir os seus fundos documentais e torná-los veículos de cultura.

Cada mês, um documento no portal municipal e na sua caixa de correio eletrónico.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *