Felgueiras, Turismo

Felgueiras comemorou Dia do Turismo em Jugueiros

As margens do rio Bugio, na freguesia de Jugueiros, foram o local escolhido para a comemoração do Dia Mundial do Turismo,  em Felgueiras, que decorreu no dia 27  de setembro. A  atividade denominada “Energia Positiva das Margens do Bugio”, seguiu a diretriz do lema genérico deste ano, “Turismo e as Energias Renováveis”.

A iniciativa realizada num local descrito pelo vice-presidente da Câmara Municipal, João Sousa como fazendo parte de “um quadrado mágico, entre as freguesias de Sendim, Vila Fria, Pombeiro e Jugueiros, que, para além do património arqueológico e arquitetónico que têm, retratam uma boa parte da beleza natural do concelho”,  teve como objetivo valorizar o pedestrianismo e incentivar os turistas na descoberta da beleza paisagística natural da região, que é também uma aposta da autarquia de Felgueiras para promover o turismo no concelho.

Melchior Moreira, presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, esteve presente no evento e felicitou a autarquia por esta iniciativa. Salientou: “A Câmara Municipal de Felgueiras sabe que tem vários produtos turísticos que está a trabalhar, e bem, avançando agora para um nível de oferta diferente. Felgueiras já aposta na cultura, na gastronomia e vinhos. Este dia vem mostrar que a preocupação é de ampliar a oferta que envolve o turismo natural”.

O vice-presidente da Câmara Municipal, João Sousa mencionou o facto de Felgueiras ser um concelho rico em várias vertentes:  “Dispomos de monumentos, muito apreciados, alguns que fazem parte da Rota do Românico; de paisagens lindíssimas; de uma gastronomia fantástica; temos vinhos verdes premiados e com a respetiva produção em expansão”. O autarca anunciou que a abertura da Loja de Turismo está para breve. “O processo para a abertura da Loja de Turismo está quase concluído. Este novo espaço ficará sediado na casa das Torres e será catalisador das potencialidades do concelho e será mais um veículo para promovermos o turismo”.

A vereadora do Turismo, Dulce Vieira na sua intervenção expôs a vontade da autarquia em “explorar novas vertentes turísticas, que permitam diversificar a oferta e ter algo de nova para oferecer, de forma a motivar os turistas a visitarem Felgueiras”.

Durante a visita, os presentes tiveram oportunidade de desfrutar da belíssima paisagem de que Jugueiros dispõe e de uma riqueza natural indescritível, só percetível a quem tem o privilégio de percorrer aquele trilho sito nas margens do rio Bugio.

A comemoração terminou com a degustação de produtos gastronómicos de agricultura biológica e biodinâmica da Quinta de Bouça – Chã, Borba de Godim.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *