Educação, Santo Tirso

Câmara Municipal de Santo Tirso entregou Prémios de Mérito Escolar

Em cerimónia pública realizada no dia 26 de Setembro, a Câmara Municipal de Santo Tirso entregou Prémios de Mérito Escolar a 36 alunos do concelho, premiando-lhes a aplicação nos estudos. Os prémios pecuniários atribuídos, no montante global de 10 100 euros, são referentes ao ano letivo 2011/12 e contemplaram sete alunos do 6º Ano, 11 do 9º, seis do 10º, seis do 11º e seis do 12º ano.

 

Importa referir que no Concelho de Santo Tirso a atribuição dos Prémios de Mérito Escolar rege-se pelo Regulamento Municipal – criado para o efeito pela Câmara Municipal em 3 de dezembro de 1992 e devidamente homologado pela Assembleia Municipal, em 30 de dezembro desse mesmo ano – segundo o qual cabe exclusivamente a cada Estabelecimento de Ensino do concelho selecionar o melhor aluno de cada ano (em função da classificação média final), pertencendo também à Direção de cada Escola informar a Câmara Municipal dos alunos contemplados.

 

Para além da presença dos 36 alunos premiados, a cerimónia de entrega dos prémios contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, da Vice-Presidente e também Vereadora da Educação, Ana Maria Ferreira, dos restantes Vereadores da Câmara Municipal, dos Diretores das Escolas do concelho, de vários Professores e Pais e Familiares dos alunos galardoados.

 

Ainda antes da entrega dos prémios houve pequenas intervenções por parte dos representantes dos pais e encarregados de educação (Cidálio Castro), dos diretores das escolas e professores (Rui Sousa), dos estudantes (Adriana Nunes) e da Câmara Municipal, na pessoa do presidente Castro Fernandes.

 

Cidálio Castro começou por “felicitar os alunos premiados”, realçando não só o esforço mas também “a sensibilidade da Câmara Municipal para garantir a continuidade da iniciativa”. Não se esqueceu, naturalmente, de “saudar todos os professores e pais presentes” que, para o porta-voz dos pais, são, afinal, “as pessoas que têm a grata tarefa de ensinar e educar” e que hoje se alegram, concluiu, “por verem reconhecida a exigência e o rigor nos estudos” dos seus alunos e filhos, respetivamente.

 

Rui Sousa afirmou que os alunos estão de parabéns “pela forma como souberam empenhar-se nos estudos”, assim como a Câmara Municipal pela forma insistente, como “continua a premiar o mérito destes alunos”. Ao valorizar a excelência, estamos, recordou, “a incentivar os alunos a agarrar o futuro”.

 

A porta-voz dos alunos, Adriana Nunes declarou, “ser gratificante para os alunos saber que a Câmara Municipal continua a reconhecer publicamente os seus esforços”, e fez saber que para cada aluno ali presente “a educação será encarada como um pilar essencial para o seu crescimento”

 

As primeiras palavras de Castro Fernandes foram para “os alunos premiados” a quem deu os parabéns “pela aplicação nos estudos”, lembrando que os prémios recebidos “embora sejam uma vitória pessoal” ajudam também a enobrecer “o esforço disponibilizado tanto pelos professores como pelos pais”. O presidente da Câmara voltou a reforçar a ideia de que “a Educação continua a ser uma prioridade para a Câmara Municipal” e provou-o com números: “Esta é uma das áreas de gestão municipal onde mais investimentos se fazem”. “São investidos cerca de 5 milhões de euros por ano”, recordou. Mas também é aquela que mais gente emprega “489 pessoas”. Este número de pessoas ligadas à Educação e que foram transferidas para os quadros da Câmara Municipal “já supera em muito o número de funcionários existentes na Autarquia”, esclareceu. “Começam a ser manifestamente insuficientes as verbas que o Estado transfere para a Câmara de Santo Tirso”, clarificou. Mais à frente, Castro Fernandes avançou com a certeza de que “seja como for, com maior ou menor dificuldade, tudo o que fazemos tem como objetivo os alunos”, deixando-lhes um repto: “Estudem, nós trataremos de vos proporcionar as melhores condições para aprender”, concluiu.

 

Seguiu-se depois a entregue de prémios aos seguintes alunos:

 

6º Ano de Escolaridade:

Miguel Pinto Charro ð Colégio de Lourdes

Beatriz Pinheiro Almeida ð Colégio St.ª Teresa de Jesus

Ana Francisca Gonçalves de Castro ð E.B. 2/3 de S. Rosendo

Magda Maria Ferreira Soares ð E B I S. Martinho do Campo

Henrique José Ferreira Fontes  ð E B 2/3 de Vila das Aves

Vítor Silva Oliveira  ð E.B.2/3 de Agrela

Íris Soraia Ferreira Monteiro Figueiredo da Costa ð Instituto Nun’Alvres

 

9º  Ano de Escolaridade:

Maria João Neto de Almeida ð Colégio de Lourdes

Maria João Dinis Marques Silva ð Colégio St.ª Teresa de Jesus

Diana Raquel Pacheco Carvalho ð E.B.2/3 de S. Rosendo

Catarina Manuela Gonçalves da Costa ð E B I de S. Martinho do Campo

Francisca Fontes Fernandes ð E B 2/3 de Vila das Aves

Nuno Filipe Vaz Rosário ð E.B. 2/3 de Agrela

Ana Isabel do Vale Fernandes ð Instituto Nun’Alvres

Adriana Torres Nunes ð Esc. Secundária de Tomaz Pelayo

Jorge Gonçalves Azevedo  ð Esc. Secundária de D. Dinis

Rute Sofia Oliveira Faria ð Esc. Profissional Agrícola Conde de S. Bento

Roberto Manuel Teixeira Santos Costa ð Esc. Profissional de Serviços Cidenai

 

10º  Ano de Escolaridade:

Joana Maria Peixoto Ferreira ð Instituto Nun’Alvres

André  Manuel Rodrigues Ferreira ð Escola Sec. Tomaz Pelayo

Érica Bluemel Portocarrero ð Esc. Sec. D. Dinis

Vânia Filipa Franco Ferreira ð Esc. Sec. D. Afonso Henriques

Fátima de Jesus da Silva Monteiro ð Esc. Prof. Agrícola C.S. Bento

Cátia Andreia de Araújo Martins ð Esc. Prof. de Serviços Cidenai

 

11º  Ano de Escolaridade:

Luísa Ribeiro Machado ð Instituto Nun’Alvres

José Diogo Marques da Silva Godinho ð Esc. Sec. Tomaz Pelayo

Joana Maria Cardoso Fernandes ð Esc. Sec. D. Dinis

Ângela Margarida Martins de Castro  ð Escola Sec. D. Afonso Henriques

Ana Rita Magalhães Ferreira ð Esc. Prof. Agrícola C.S. Bento

Afonso Miguel Rosa Faria ð Esc. Prof. de Serviços Cidenai

 

12º  Ano de Escolaridade:

Maria Inês Barbosa da Costa ð Instituto Nun’Alvres

Helena Raquel Garcez Martins ð Esc. Sec. Tomaz Pelayo

Catarina do Vale Gonçalves ð Esc. Sec. D. Dinis

Daniel Leal Moreira Machado ð Esc. Sec. D. Afonso Henriques

Carina Raquel Gomes Ferreira ð Esc. Prof. Agrícola C.S. Bento

Maria da Conceição Rodrigues de Oliveira ð Esc. Prof. de Serviços Cidenai

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *