Mangualde, Sociedade

Mangualde acolhe encontro regional sobre envelhecimento ativo

No próximo dia 3 de outubro, pelas 14h30, a Biblioteca Municipal de Mangualde acolhe o Encontro Regional «Envelhecimento Ativo – Desafios e Oportunidades». A iniciativa resulta da parceria entre a Câmara Municipal de Mangualde e a EAPN Portugal (Rede Europeia Anti Pobreza) e conta com a intervenção de Maria José Coelho, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Mangualde.

Stella António, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade Técnica de Lisboa, fará a comunicação de abertura sobre o «O envelhecimento Ativo: desafios e oportunidades». Será ainda realizada uma mesa redonda, dinamizada por técnicos que trabalham nesta área, pertencentes a seis distritos da região centro do país: Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Santarém e Viseu.

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade em geral para a necessidade de promover o envelhecimento ativo da população, através da possibilidade de continuarem a desenvolver uma atividade profissional e de assumirem um papel ativo na sociedade de forma saudável e independente, assim como a oportunidade de partilharem as suas experiências e os seus saberes esta iniciativa insere-se no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações.

Aberto a toda a população, todos os interessados podem efetuar a sua inscrição até ao dia 1 de outubro, no Município de Mangualde, Gabinete de Ação Social: 232 619 880 e [email protected]pt ou através da EAPN: [email protected] e 914777792.

 

PROGRAMA

Boas vindas

Maria José Coelho | Vereadora da Ação Social do Município de Mangualde

 

14h30 | Comunicação de abertura

O envelhecimento Ativo: desafios e oportunidades

Stella António | Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade Técnica de Lisboa

 

15h00 | Mesa-Redonda

Moderação: Paula Cruz | Departamento de Investigação e Projetos da EAPN Portugal

Joaquina Madeira | Coordenadora do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações

Carla Costa | A preparação da reforma como fator de prevenção de depressões/estados depressivos – Casa de Saúde Bento Menni

Elina Duarte | Demências e estratégias de intervenção/prevenção nas instituições

Margarida Chaves | Atelier Pontos e Encontros/E-books, histórias de vida – Município de Mangualde

Carla Ferreira | Projetos GRUNDTVIG – Aprendizagem ao Longo da Vida (Open the Window; LaterLife) – Santa Casa da Misericórdia de Santarém

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *