Cultura, Loures

Feira Setecentista em Santo Antão do Tojal em Loures

A localidade de Santo Antão do Tojal (Loures), conhecida pelo seu importante património construído barroco, vai ser palco, no próximo domingo, dia 30 de Setembro, de uma reconstituição histórica, onde se destacam uma Feira Setecentista e um Desfile Etnográfico. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Loures e pela Junta de Freguesia local, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo.

 

O programa tem início às 10h00, com a chegada dos vendedores à Praça Monumental e abertura da Feira Setecentista, com animação a cargo dos figurantes – a população local trajando a rigor vestuário da época – onde o visitante poderá ser “transportado” para o passado, e comprar desde produtos hortícolas aos petiscos e guloseimas e divertir-se com momentos de animação, jogos tradicionais e a recriação do quotidiano setecentista.

 

Pelas 15h00, terá início o Desfile Etnográfico. O desfile é composto pelas diversas classes: nobres, clero secular, guarda, clero regular e povo. Conta com cerca de 200 figurantes, escolta a cavalo, coche com a família Real (D. João V), carroças, gaiteiros e a figura do 1º Patriarca de Lisboa, D. Tomás de Almeida. O cortejo tem início no jardim público e termina no Largo Monumental, onde decorre a cerimónia da bênção das estátuas e sinos que foram colocados no Convento de Mafra.

 

Durante todo o dia, é possível visitar o Palácio dos Arcebispos e assistir a momentos do quotidiano da época, designadamente duelo de espadachim, danças palacianas, festa com tourinha. Às 19h00 terá lugar um churrasco popular seguido de uma trupe de saltimbancos. A Feira Setecentista encerra com As verdadeiras Histórias de D.Roberto, um espetáculo de robertos que terá lugar às 21h00.

 

A Feira é de acesso gratuito. Programa Completo: http://www.cm-loures.pt/Agenda_set12_FeiraSetecentista.asp

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Parabéns município de Loures!
    Parabéns Junta de Freguesia de Santo Antão do Tojal. Em Loures fazem-se eventos de muita qualidade. Foi a melhor Feira Setecentista que já vi! A fonte Monumental é um cenário dislumbrante

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *