Montijo, Turismo

Comemorações do Dia Mundial do Turismo no Montijo

A Câmara Municipal do Montijo vai assinalar o Dia Mundial do Turismo (27 de setembro) com um conjunto de atividades, no dia 30 de setembro, a partir das 17h30, no Museu Agrícola da Atalaia.

As comemorações iniciar-se-ão, às 17h30, com o Curso de iniciação à prova de vinhos nível I, promovido pela Câmara em parceria com a Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, a empresa Copo de Três, Consultoria em Vinhos e o Restaurante O Ninho. A participação custa 25 euros e carece de inscrição prévia.

Com este evento, a Câmara pretende promover as potencialidades do enoturismo para o concelho do Montijo, proporcionando aos participantes a oportunidade de apreciarem os vinhos da região de Setúbal.

Após o Curso de iniciação à prova de vinhos, as comemorações do Dia Mundial do Turismo continuarão, a partir das 20h30, no Museu Agrícola com uma mostra de artesanato, degustação de produtos locais e uma observação astronómica. A entrada é  livre.

Na mostra de artesanato poderá conhecer melhor e, quem sabe, adquirir os trabalhos de cariz artesanal desenvolvidos por vários artesãos do concelho, em materiais tão diversos como a cortiça, os ovos de avestruz, o vidro, entre outros. A mostra contará com a presença da Associação Montenenufar.

Ao artesanato juntar-se-á a degustação de produtos locais, como é o caso do mel, das compostas, dos chutneys, dos vinhos, entre outras iguarias.

Para completar as comemorações do Dia Mundial do Turismo, decorrerá, ainda, mais uma sessão de observação astronómica. As condições meteorológicas prevêem-se favoráveis para mais uma sessão de observação de constelações, estrelas, Lua e outros mistérios do Universo.

Com a ajuda preciosa dos astrónomos da VIASTRO – Associação de Astrónomos Amadores do Montijo, curiosos ou conhecedores, todos sem exceção são bem-vindos, a mais esta observação que procura informar, explicar, desmistificar e trocar conhecimentos sobre astronomia.

Tal como nas anteriores observações, diversos telescópios estarão disponíveis para todos observarem com calma, mas se quiser poderá trazer os seus instrumentos de observação. Aconselhamos que traga também agasalhos.

As comemorações do Dia Mundial do Turismo integram o Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico do Concelho do Montijo (PEDTM), um plano elaborado pela Câmara e pelo Centro de Investigação em Ciências Empresariais da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, que definiu prioridades e orientações estratégicas no âmbito da atividade turística do concelho.

Para mais informações sobre o Dia Mundial do Turismo contacte o Posto de Turismo através do telefone 21 232 77 84 e do e-mail [email protected] ou a Divisão de Cultura Bibliotecas e Turismo pelo telefone 21 232 77 85.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *