Santa Maria da Feira, Saúde

Centro de Saúde da Feira assinala Semana Mundial do Aleitamento Materno

A Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Santa Maria da Feira promove, de 1 a 4 de outubro, um conjunto de atividades de sensibilização, no âmbito das comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno. O objetivo é encorajar a prática do aleitamento materno e fomentar a saúde dos recém-nascidos.

 

O programa arranca dia 1 de outubro, pelas 11h30, com a projeção do filme “Preparação para a parentalidade/promoção do Aleitamento Materno”. Para as 17h00 está agendado o workshop de anatomia e fisiologia da lactação “Como é produzido o leite materno?”.

 

No dia 2 de outubro, realiza-se, pelas 10h00, uma sessão de Educação para a Saúde, na EB1 de Escapães, que tem como tema “Sensibilizando as gerações mais novas”. Às 11h00, no Centro de Saúde da Feira, terá lugar o workshop “Como colocar o bebé à mama?”, com abordagem à posição, pega e sução eficaz. A sessão solene de abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno está marcada para as 16h00, seguindo-se, pelas 17h00, um momento musical.

 

Não dia 3 de outubro, pelas 10h00, realiza-se o workshop “Amar antes de nascer”, com abordagem às técnicas de estimulação da vinculação intrauterina. No final, haverá pintura de barrigas e exposição/concurso de fotografias. Às 15h00 terá início o workshop “Como ultrapassar as dificuldades da amamentação?”, que visa prevenir, identificar e tratar os problemas da amamentação, extração e conservação do leite materno.

 

O programa do último dia das comemorações inicia-se pelas 10h00, com um conto infantil no Jardim de Infância de Mosteirô, com a presença especial da Avó Kika. Segue-se, pelas 11h00, a abertura da exposição/concurso de slogans sobre amamentação. Para as 15h00 está agendado o workshop “Alimentação da mãe que amamenta”, com abordagem de uma alimentação equilibrada da mãe lactente e dos mitos. A sessão de encerramento e entrega de prémios, marcada para as 16h00, encerra o programa.

 

Os workshops que integram o programa são dirigidos a grávidas, casais, avós e profissionais de saúde, com um limite máximo de 12 participantes por sessão. Os interessados podem inscrever-se através do e-mail [email protected]. As grávidas e mães que são acompanhadas pela ação Cegonha & Companhia, do projeto municipal Direitos & Desafios, também vão participar nestas atividades.

 

Paralelemente ao programa de atividades do Centro de Saúde da Feira, decorrem atividades em Unidades de Saúde Familiar (USF) e Unidades de Cuidados de Saúde Primários (USCP) do Concelho. No dia 2 de outubro, pelas 9h00, realiza-se uma sessão de educação para a saúde, na USF Cuidar – polo de S. João de Ver. No dia 3, pelas 14h30, A USF Mais – polo de Paços de Brandão promove a sessão “O aleitamento interessa a todos”. À mesma hora, realiza-se na USF Sudoeste – polo de Arrifana a sessão “Aleitamento materno”.

Durante toda a semana, a USF Cuidar vai distribuir marcadores de livros alusivos ao aleitamento materno, afixar cartazes e distribuir folhetos. Na USCP de Lobão serão exibidos filmes alusivos à temática da amamentação e realizadas ações de divulgação do espaço para amamentação, com distribuição de folhetos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *