Ansião, Cultura

Jornadas Europeias do Património celebradas em Ansião

O município de Ansião associa-se mais uma vez em 2012 às Jornadas Europeias do Património, que tomam como tema, este ano, O Futuro da Memória. Respeitando o tema e visando um conhecimento mais profundo do património local, o município proporciona, desde logo, visitas gratuitas ao Complexo Monumental de Santiago da Guarda, nos dias 28, 29 e 30 de setembro.

 

Além disto, no sábado dia 29, propõe-se um passeio de bicicleta por Ansião, nas bicicletas de uso partilhado e-ginga. Uma solução inovadora e atual, conjugada com a passagem por alguns legados da nossa memória e terminando com uma mostra de produtos à beira do rio Nabão. Para participar neste passeio de bicicleta, de baixo grau de dificuldade, é necessária inscrição prévia, pelos contactos 236 672 025 ou 236 670 206.

 

No dia seguinte, 30 de setembro, a partir das 16h00, voltamos a recorrer a tecnologias atuais para mostrar, no complexo monumental de Santiago da Guarda, três vídeos realizados pelo canal de televisão por Internet de Ansião, o Ansião TV. Assim, serão apresentados vídeos sobre o centenário do nascimento do poeta Políbio Gomes dos Santos e sobre o cinquentenário do Cortejo Alegórico do Povo, dois exemplos de memórias a transpor para o futuro. Será ainda apresentado, em ante-estreia, um filme documental sobre o Ciclo do Pão, da semente à mesa, e que se relaciona com o projeto de mesmo nome, existente na serra do Anjo da Guarda.

 

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa da União Europeia, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e da Direção-geral do Património Cultural.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *