Cultura, Trofa, Turismo

“Futuro da Memória” discutido nas Jornadas Europeias do Património 2012 na Trofa para comemorar Dia Mundial do Turismo

A Trofa recebe nos dias 28 e 29 de setembro as Jornadas Europeias do Património, edição 2012.

 

Trata-se de mais uma iniciativa da Câmara Municipal da Trofa organizada no âmbito da ação anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que tem por objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da salvaguarda do património, assinalando igualmente o Dia Mundial do Turismo, no Município.

 

Este ano, a Trofa alia a preservação da memória à descoberta das potencialidades turísticas do Concelho, com a dinamização de dois momentos dedicados à questão base desta edição: “O Futuro da Memória”.

 

Assim, a 28 de setembro, a Autarquia Trofense organiza a palestra “O Futuro da Memória”, às 21h15, na Casa da Cultura da Trofa, abordando os temas, “A Memória do Futuro ou a antevisão difusa dos desafios da Informação no séc. XXI”, com a presença de Armando Malheiro, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, ainda a “Preservação de Fotografias”, com o contributo de Sónia Silva do Centro Português de Fotografia e a terminar o “Centro Digital de Informação Local”, com Graciete Morais, da Câmara Municipal da Trofa/Arquivo Municipal.

 

Em paralelo, as Jornadas Europeias do Património na Trofa incluem ainda um Raid Fotográfico, a 29 de setembro, pelas 9h00, com ponto de encontro na Casa da Cultura da Trofa.

 

Com mais este desafio a Edilidade procura incentivar a prática do pedestrianismo aliada à fotografia, partilhando experiências e conhecimentos num ambiente descontraído e bem-disposto, dando ênfase ao património histórico, cultural e paisagístico

 

De recordar que as Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 50 países.

 

A Câmara Municipal da Trofa alia-se, uma vez mais, a esta atividade com “a intenção de aproximar o público do património cultural local, realçando a sua importância enquanto memória e testemunho da história, salientando ainda seu papel fulcral para a construção do futuro”.

 

 

Contactos

Casa da Cultura da Trofa

Avenida D. Diogo Mourato, Lagoa, 4785-580 Santiago de Bougado

Telf: 252 400 090

Fax; 252 400 099

email: [email protected]pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *