Cultura, Póvoa de Varzim

Artes & Ofícios com Rita Rocha da Póvoa de Varzim

Na próxima quarta-feira, 3 de outubro, a Biblioteca Municipal promove mais uma sessão da atividade Artes & Ofícios. A convidada é Rita Rocha, fotógrafa, que, a partir das 14h30, tem encontro marcado com os mais novos, na Sala Infanto-Juvenil.

 

O principal objetivo desta iniciativa é colocar crianças e jovens em contacto direto com vários profissionais, de modo a conhecerem melhorm as profissões de ontem e de hoje.

 

Integrada nas comemorações dos 20 anos da Lancha Poveira do Alto, Fé em Deus, de 2 a 24 de setembro de 2011 esteve patente na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, a exposição de fotografia “a vida é assim” de Rita Rocha.

Esta exposição com uma forte componente humana, através de 10 dípticos, retratava o pescador, em que Nuno Beirão Vieira afirma “o atual trabalho, registo etnográfico de excelência, provoca o passado na medida em que exige espaço para o presente, para a realidade do pescador do século XXI”.

 

Rita Rocha nasceu na Póvoa de Varzim, em 1978.

Licenciada em Fotografia pela University of Glamorgan em Cardiff no Reino Unido, onde viveu nos últimos 6 anos.

Em contacto com a fotografia desde muito cedo pelas mãos do pai que lhe oferece a primeira máquina fotográfica e sempre ligada às artes na sua contínua formação.

Em 2007, ganhou o 1º Prémio do Concurso Nacional de Fotografia promovido pelo Município da Povoa de Varzim.

Em 2009, participou com algumas fotografias no Livro “Olhar a Nu”, editado pela Chiado Editora.

Expôs com outros fotógrafos em vários locais e individualmente com a exposição “Introspectus” na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, na Póvoa de Varzim em 2009, e Fórum da Maia em 2010.

Em 2011 expõe no Butetown History and Arts Centre em Cardiff e participa pela primeira vez com a série documental “a vida é assim”, no projeto “Empty Shop”, com extensão a todo o Reino Unido.

É fotógrafa residente da companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora e trabalha como freelancer nos mais variados projetos a nível nacional.

Encontra-se atualmente a desenvolver investigação e registo documental daquilo que é a vida do pescador contemporâneo.

Saiba mais sobre Rita Rocha em: www.ritarocha.com / http://ritarochaphotography.blogspot.com/

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *