Desporto

SATA AIRLINES AZORES PRO: Prova feminina realiza-se esta semana

O SATA Airlines Azores Pro 2012 está de volta esta semana, nos Areais de Santa Bárbara, Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, para a realização da prova feminina, que será a última etapa do circuito mundial de qualificação e última prova a contar também para a atribuição do título europeu.

 

Com 40.000 dólares de prize-money e 3500 pontos para o ranking da vencedora, esta será a derradeira hipótese para um pequeno grupo conseguir a qualificação ou requalificação para a elite mundial de 2013.

 

A norte-americana Sage Erickson lidera o ranking deste circuito e está praticamente segura no primeiro lugar final, mas a maior disputa acontece nas últimas posições pontuáveis para a permanência ou entrada no WCT feminino do ano que vem, entre três francesas e duas havaianas.

 

Alizée Arnaud, Pauline Ado e Justine Dupont (vencedora da etapa anterior, no passado fim-de-semana, em Carcavelos e que em 2011 garantiu a sua vaga na elite mundial precisamente na prova açoriana, sagrando-se igualmente campeão europeia), lideram para já a qualificação, mas Alana Blanchard e Nage Melamed (segunda classificada em Carcavelos) podem melhorar as suas pontuações mais facilmente, uma vez que contam com resultados menos bons para substituir… a disputa vai ser renhida, mas só duas destas surfistas poderão entrar!

 

“Sem dúvida que a separação dos eventos permite oferecer as melhores condições aos atletas e a prova disso foi a etapa masculina, que contou com ondas fantásticas nos dias em que se realizou. Isso só foi possível devido ao maior tempo disponível, o que acontecerá igualmente no feminino. Temos já ondas garantidas até ao último dia da janela de espera, por isso só teremos de escolher os melhores momentos para a realizarmos, visto que esta prova é decisiva, quer para a atribuição do título europeu, quer para a qualificação para o WCT de 2013,” afirma Rodrigo Herédia, o director de prova.

 

O SATA Airlines Azores Pro é este ano uma oportunidade dupla para ver o melhor surf mundial em ondas portuguesas, com a prova masculina já disputada, no início de Setembro, mas a feminina programada para 27 a 30 deste mês, no mesmo local.

 

O evento tem transmissão em directo para os assinantes do MEO por ADSL ou Fibra, na aplicação MEO Surf, através do botão azul no MEO Interativo; e na internet, através dos sites www.aspeurope.com e www.mochewildsports.sapo.pt/sata-azores/.

 

O SATA Airlines Azores Pro é organizado pela DAAZ Eventos e pela USBA (União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores), conta com o patrocínio da SATA Airlines, do Turismo dos Açores, Câmara Municipal da Ribeira Grande, Sumol, Moche, contando ainda com os apoios do Hotel Vip Executive Açores, FUEL TV como canal oficial, RFM, RTP, Jornal i, Surf Total, Surf Portugal e ONFIRE.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *