Cultura, Portimão

Museu de Portimão apresenta exposição “Portugal Europeu: Meio Século de História”

O Museu de Portimão apresenta a partir de 25 de setembro a exposição “Portugal Europeu: Meio Século de História”, que reúne um conjunto significativo de imagens, referências e outros marcos da diplomacia portuguesa contemporânea, com incidência no processo de integração europeia.

 

A história de Portugal e a sua relação com a União Europeia é apresentada nesta exposição de modo apelativo e ilustrado, com recurso a alguns documentos importantes e elucidativos, patenteando o caminho percorrido pelo país até ser membro de pleno direito.

 

A mostra, patente até 21 de outubro próximo, é dirigida e organizada pelo Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu e pela representação da Comissão Europeia em Portugal, tendo a chancela científica do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

 

Em paralelo, decorre o concurso “Euroescola”, destinado a alunos da faixa etária entre os 16 e os 18 anos que visitem a exposição e no próprio local respondam a um pequeno questionário sobre a temática da União Europeia, que servirá para selecionar as turmas do Algarve que poderão participar, nos primeiros meses de 2013, numa sessão plenária do Programa Euroscola, em Estrasburgo.

 

Nesse sentido,  as Escolas Secundárias do município de Portimão e dos concelhos algarvios são convidadas a marcarem presença no Museu, participando na iniciativa.

 

Para além da mostra “Portugal Europeu: Meio Século de História” e da exposição referência “Portimão – Território e Identidade”, podem ser vistas as exposições temporárias “A Guitarra Portuguesa” e “Formas de Terra e Fogo”, ambas patentes até 28 de outubro, funcionando o Museu de Portimão à terça-feira, das 14h30 às 18h00, e entre quarta-feira e domingo, das 10h00 às 18h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *