Mangualde, Sociedade

Milhares de pessoas assistiram ao desfile militar em Mangualde

O «Exercício Dragão 12», levado a cabo pela Brigada de Intervenção de 13 a 21 de setembro, passou por Mangualde em diversos momentos, nomeadamente no desfile final, onde participaram mais de mil militares, e na exposição de equipamento militar, que esteve patente no Largo Dr. Couto e no átrio da Câmara. Milhares de pessoas assistiram ao desfile militar da passada sexta-feira, dia 21. Foram mais de mil militares envolvidos num desfile militar que começou pelas 18h00, no centro da cidade de Mangualde, e onde participaram ainda cerca de 200 viaturas do Exército Português. Antes do desfile, pelas 16h30 no Salão Nobre, o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, rececionou o Ministro da Defesa Nacional, Aguiar Branco.

 

Mangualde acolheu ainda, no Largo Dr. Couto, uma exposição militar de armamento e equipamento individual e coletivo, atualmente utilizados pelo Exército Português. No âmbito desta mostra, estiveram em exposição duas viaturas blindadas de rodas de transporte de pessoal – VBR PANDUR 8X8 – recentemente adquiridas pelo Exército, que puderam ser visitadas por quem o desejasse e tiveram em permanência um especialista habilitado a responder a todas as perguntas relacionadas com a mesma. A Torre Multiactividades esteve igualmente no local para oferecer, com todas as condições de segurança e a quem o desejou, uma experiência mais radical nas áreas do slide, rappel e parede de escalada. Dentro das instalações da Câmara Municipal de Mangualde, no átrio principal e no espaço ocupado normalmente pelo Turismo, esteve ainda patente uma exposição/mostra de fotografias, guiões, manequins e outro material relacionado com a participação das Unidades da Brigada de Intervenção nos vários Teatros de Operações onde tem marcado presença nos últimos anos – KOSOVO, AFEGANISTÃO, IRAQUE, BOSNIA- HERZEGOVINA, LÍBANO, TIMOR, etc. A cargo do Centro de Recrutamento de Viseu esteve também presente um posto de divulgação, dos Regimes de Voluntariado, de Contrato e Quadros Permanentes, essencialmente vocacionado para os jovens que pretendam ou possam vir a servir no Exército português.

EXÉRCITO E SOCIEDADE CIVIL JUNTOS NO EXERCÍCIO

O exercício militar «Dragão 12» contou com a colaboração e o apoio de entidades civis locais. Num trabalho conjunto e de interação, diversos exercícios produziam trabalhos em prol da comunidade como por exemplo alargamentos de caminhos e ruas e pintura de edifícios públicos numa ação concertada entre o exército e autarquia. O exército contou também com a valiosa colaboração de agentes locais na área da saúde. Médicos e enfermeiros locais juntaram-se ao exercício no apoio sanitário à população. Decorreram ainda ações de sensibilização para população em domínios como a higiene oral, rastreios oftalmológicos e saúde geral.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *