Sociedade, Vizela

Jovens de Vizela regressam de França com Frontignan no coração

Terminou no passado dia 16 de setembro a aventura “Ensemble 2012” de um grupo de 12 vizelenses na cidade gémea de Frontignan La Peyrade e que decorreu de 05 a 16 de setembro.

Ao todo foram 12 dias de trabalho intenso, à semelhança da primeira parte do projeto, Rendez-Vous Cultural, que se realizou em Vizela, no passado mês de Abril.

Financiado pelo programa europeu “Juventude em  Acção” caracterizado pelas metodologias da educação não-formal, o projeto teve como principais atividades:

– apoio na organização do festival de música “Festipop 2012”;

– a participação ativa na atividade de intervenção social “Calmette en fête”, realizada no bairro social de Calmette;

– ações de divulgação de Vizela e Portugal nas escolas;

– 14.º Encontro das Associações de Frontignan;

– ateliers de dança e percussão brasileira;

– encontro com a comunidade portuguesa local.

O grupo vizelense foi também recebido pelo Presidente da Câmara de Frontignan, Pierre Bouldoire, que deu as boas vindas à comitiva vizelense, desejando a todos uma boa estadia. O edil francês congratulou também os departamentos de juventude das duas autarquias pelo bom trabalho de equipa desenvolvido em prol dos jovens e da geminação entre as duas cidades.

Recorde-se que esta foi a quarta iniciativa da Câmara Municipal de Vizela, realizada este ano, no âmbito do trabalho juvenil e da geminação com a cidade francesa de Frontignan La Peyrade.

A equipa vizelense, constituída por 10 jovens participantes e 2 monitores teve uma a oportunidade única de conhecer Frontignan e a sua população.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *